15 tipos de cactos que você precisa conhecer!

De acordo com alguns estudos realizados, existem centenas de gêneros e aproximadamente duas mil espécies de cactos. Para não ficar um artigo muito longo, vamos dividir essa apresentação em várias publicações aqui no Blog das Plantas. Então, bora conhecer 10 tipos de cactos e as suas características!

Tudo sobre os cactos

Os cactos conquistam cada vez mais admiradores, justamente por ser uma planta bonita e fácil de cuidar. Como o cacto não precisa de tanta atenção, ele a caba se tornando uma excelente opção para cultivar em casa ou em apartamento!

Leia também

Pertencendo à família das cactáceas, os cactos conseguem sobreviver em locais quentes e bem áridos, algo comum entre as plantas suculentas. Caso você não saiba, as suculentas possuem características que permitem o armazenamento de água em quantidades bem maiores que nas plantas normais.

Tipos de cacto

Como citamos no início do artigo, o Blog das Plantas vai apresentar 10 tipos de cactos! Para isso vamos mostrar as fotos, falar o nome científico dos cactos, explicar sobre a sua origem e quais são as principais características.

Cacto ouriço

Quais são os tipos de cactos?

Conheça o cacto ouriço e as suas características!

O seu nome científico é Echinocereus reichenbachii. O país de origem deste cacto é o México, e ele costuma florescer no verão, podendo crescer até 1 metro e meio. O cacto ouriço precisa ser cultivado sempre em sol pleno.

Cacto barba de velho

Quais são os tipos de cactos?

Conheça o cacto barba de velho e as suas características!

O seu nome científico é Cephalocereus senilis. A origem deste cacto é a América Central, e ele costuma florescer só depois de 20 anos do plantio. Cultivado em sol pleno, o cacto barba de velho tem este nome por causa da grande quantidade de pelos brancos, e as suas flores são vermelhas.

Cacto capuz de monge

Mini cactos, cactos com flores e cactos raros

Conheça o cacto capuz de monge e as suas características!

O seu nome científico é Astrophytum ornatum. O país de origem deste cacto também é o México, e quando cultivado corretamente em sol pleno, o cacto capuz de monge que tem uma característica cilíndrica, podendo ter até 2 metros.

Cacto rhipsalis de flor amarela

Mini cactos, cactos com flores e cactos raros

Conheça o cacto rhipsalis de flor amarela e as suas características!

O seu nome científico é Hatiora salicornioides. Você tem ideia qual seja o país de origem deste cacto? Se você pensou Brasil acertou em cheio! O cacto rhipsalis de flor amarela faz parte das poucas espécies de cactos que não têm espinhos. Podendo crescer até 1 metro, este cacto deve ser cultivado em meia sombra e floresce entre o verão e a primavera, apresentando pequenas flores amarelas ou laranjas.

Cacto mil cores

Quais são os tipos de cactos?

Conheça o cacto mil cores e as suas características!

O seu nome científico é Sulcorebutia rauschii. Os países de origem deste cacto são a Argentina e a Bolívia! Também cultivado em meia sombra, os cactos mil cores são bem pequenos, globulares e coloridos, florescendo no verão e com lindas flores de cor magenta.

Cacto língua do diabo

Mini cactos, cactos com flores e cactos raros

Conheça o cacto língua do diabo e as suas características!

O seu nome científico é Opuntia humifusa e este cacto é nativo dos países do leste da América do Norte. Ao contrário das outras espécies citadas neste artigo, o cacto língua do diabo tem muito, mas muito espinho mesmo! Ele deve ser cultivado em sol pleno podendo atingir até 45 centímetros, ele costuma florescer na primavera, apresentando lindas flores amarelas e até mesmo frutos comestíveis.

Cacto almofada de alfinetes

Mini cactos, cactos com flores e cactos raros

Conheça o cacto almofada de alfinetes e as suas características!

O seu nome científico é Mammillaria decipiens e este cacto é nativo em todo o continente Americano. Talvez você não imagine, mas existem aproximadamente 200 espécies do cacto almofada de alfinetes! Eles são cactos pequenos que se aglomeram possuindo espinhos esbranquiçados, florescendo no verão quando cultivado corretamente em sol pleno.

Cacto macarrão

Quais são os tipos de cactos?

Conheça o cacto macarrão e as suas características!

O seu nome científico é Rhipsalis bacífera e este cacto é nativo da África. Mais uma espécie que deve ser cultivada em meia sombra, o cacto macarrão não tem espinhos e pode medir até 90 centímetros.

Cacto rabo de raposa

Mini cactos, cactos com flores e cactos raros

Conheça o cacto rabo de raposa e as suas características!

O seu nome científico é Escobaria sneedii, e o seu país de origem é o México. O cacto rabo de raposa deve ser cultivado em meia sombra, podendo atingir até 27 centímetros. Este tipo de cacto tem espinhos brancos e como são cactos com flores, os espinhos contrastam bem com as suas flores, que podem ser da cor rosa, amarela ou laranja.

Cacto orquídea

Quais são os tipos de cactos?

Conheça o cacto orquídea e as suas características!

O seu nome científico é Epiphyllum Ackermannii, e é um cacto nativo da América Central e da América do Sul. Quando cultivado corretamente em meia sombra, este cacto floresce entre o verão e a primavera, podendo crescer até 1 metro exibindo lindas flores vermelhas.

Se quiser aprender ainda mais sobre os cactos, vamos deixar abaixo uma sugestão de vídeo com ótimas informações. Assista e aprenda ainda mais sobre estas plantas incríveis!

Se conhece alguém que gosta de flores e plantas, envie este artigo para essa pessoa! Nos ajude a divulgar este artigo, para que chegue aos amantes de cactos.