5 dicas para cuidar de cactos e suculentas em casa

Para aprender como cuidar de suculentas e cactos, você precisa de bem menos informações do que se fosse aprender como cultivar orquídeas ou rosas. Essas plantinhas são fáceis de manusear, normalmente ocupam pouco espaço e podem ajudar no combate do estresse.

Existem cactos e suculentas grandes, mas a maioria são dos tipos pequenos. Por falar em maioria, grande parte das pessoas que gostam de cultivar cactos e suculentas, acabam optando pelas espécies menores, justamente porque são mais fáceis de plantar e cultivar.

Conhecer os tipos de cactos

Você sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto? Esse é um erro comum entre as pessoas que gostam destas plantas, e por isso acabam recebendo informações erradas na hora de cultivar essas espécies.

Na sequência do artigo vamos mostrar as 4 principais dicas para ter suculentas e cactos fortes, bonitos e saudáveis! Leia com bastante atenção, pois algumas dicas se complementam.

Cactos e suculentas

Como cultivar cactos e suculentas

Condições de cultivo

Aqui no Blog das Plantas tem um artigo completo ensinando como cultivar suculentas em apartamento, se você não tem jardim ou varanda disponível, vale muito a pena ler esta outra postagem para aprender ainda mais!

Para manter os cactos em ótimas condições de sobrevivência, eles precisam ficar em um local com bastante luz solar, o solo não deve ficar molhado demais, e o ambiente deve estar muito bem ventilado.

Portanto, tome muito cuidado para não regar demais o cacto, pois as raízes podem apodrecer. Você talvez esteja se perguntando, como saber se a planta precisa de água? A resposta é bem simples, basta espetar um palito de picolé no solo, e assim você saber como está a umidade.

Se o solo estiver muito seco, é um sinal de que já passou do ponto de regar, agora se o solo estiver bem úmido, o indicado é esperar mais um pouco para não enxercar a o solo. E temos outro detalhe importante, o vaso para cactos sempre deve ter furos para escoar o excesso de água.

Sol e o formato da folha

Muita gente nem imagina, mas o formato das folhas da suculenta podem ser indicadores das necessidades da planta. Sendo assim, preste bastante atenção, porque quando a suculenta está saudável, as folhas devem estar sempre juntas. Então, se notar que as folhas estão separadas, é um forte indicativo de que as suculentas estão precisando de mais luz solar.

Pedrinhas no vaso

Muitas pessoas colocam aquelas pedrinhas brancas no vaso dos cactos e suculentas, mas é preciso tomar bastante cuidado! Nem todas são indicadas para este uso, ou seja, opte sempre pelas pedrinhas próprias para as plantas.

Este alerta é importante, porque algumas pedrinhas podem liberar um pó tóxico que pode matar as plantas aos poucos. Os especialistas orientam que os melhores produtos são os naturais, por exemplo, casca de pinus, palha de arroz ou até mesmo, pedrinhas próprias para suculentas.

Cortar para crescer

O crescimento das suculentas e cactos é bem natural, mas pode ser potencializado com algumas atitudes bem simples! Entenda que se você cultivar cactos ou suculentas em vasos pequenos, naturalmente eles vão ter um tamanho pequeno, visto que a raiz terá uma limitação de espaço para se desenvolver.

Portanto, se você transferir para um vaso maior, naturalmente a raiz ganha mais espaço e a planta vai crescer bem mais. Outro detalhe importante para o desenvolvimento correto, é retirar as folhas e os bulbos amarelados ou velhos.

Tem vários artigos aqui no Blog da Plantas ensinado os cuidados básicos para plantar cactos, cultivar suculentas e muitas outras plantas. Então, aproveite para continuar lendo tudo aqui no site, e compartilhe com outros amigos nas suas redes sociais.