Adubos para orquídeas, quais os melhores?

O Blog das Plantas hoje quer te explicar como adubar orquídeas? Este artigo foi pensado, pois existem muitas pessoas perguntando se tem algum adubo que ajuda na floração? E é claro, quais os melhores adubos? Se você faz parte do grupo que tem alguma dessas dúvidas muito comuns, leia com bastante atenção todas as dicas que vamos passar.

O que é adubação?

O próprio substrato da orquídea cultivada em vasos muitas vezes já oferece alguns nutrientes importantes, mas por melhor que seja este substrato da orquídea, entenda que ele sozinho não vai oferecer todos os nutrientes importantes necessários.

Neste momento, é que a adubação se mostra tão crucial. Podemos resumir dizendo que os adubos são substâncias que oferecem nutrientes benéficos para o desenvolvimento da sua orquídea, ou melhor dizendo, para qualquer planta.

Adubos orgânicos

Este tipo de adubos é composto por substâncias que podem ser encontradas na natureza. Sendo assim, podemos dizer que são adubos que não passam por processos químicos em fábricas.

A absorção lenta dos nutrientes reduz o perigo da orquídea sofrer com excesso de adubo. Em contrapartida, por não ter um rótulo com quantidade de cada nutriente, obviamente existe um controle menor dos nutrientes nos adubos orgânicos!

Como benefício também podemos citar o seu custo, já que o adubo orgânico para orquídea é muito mais barato que os adubos químicos. E para os cultivadores iniciantes, é uma ótima opção, pois são simples de aplicar e dificilmente vão prejudicar a orquídea. Os adubos orgânicos mais comuns são:

Adubos para orquídea florir

Como escolher adubo para orquídeas?

Adubos inorgânicos

Popularmente chamados de adubos químicos, o seu nome já sugere que são aqueles feitos em fábricas.

Ao contrário do orgânico, este tem rápida absorção de nutrientes, o que acaba sendo fator positivo para as orquídeas que estão em estado mais urgente de cuidados. Porém, há um evidente aumento no risco de excesso de adubação.

Com adubo químico é muito mais fácil controlar a quantidade de nutrientes, bastando apenas ler e seguir corretamente as orientações no rótulo. Toda essa vantagem tem seu preço, e por isso pode preparar o bolso, pois estes adubos inorgânicos são mais caros!

Apesar de precisar de um cuidado um pouco maior, estes adubos também são indicados para os iniciantes. Como não passam por processo de decomposição, não existe mal cheiro no ambiente. Os adubos químicos mais comuns são:

Adubo para orquídeas florir

Existem muitos, mas muitos adubos voltados para a floração da orquídea. Talvez o que muitas pessoas não sabem, é que isso está muito mais relacionado com o momento correto de aplicá-los.

O grande erro é utilizar o adubo na floração, sendo que o ideal é começar 3 meses antes da orquídea florir. Fazendo o correto a sua planta vai ter muito mais energia, pois foram fornecidos os nutrientes necessários!

Saiba que não vamos ficar em cima do muro, então chegou o momento de saber qual o melhor adubo para orquídea florir. Sem dúvidas, são os adubos que possuem um alto teor de fósforo e potássio, por exemplo, o NPK 10 30 20.

Como adubar orquídea?

Estamos deixando abaixo um excelente vídeo sobre adubação de orquídeas. Confira as principais dicas sobre o tema.

Obrigado pela leitura e queremos te convidar para continuar lendo os artigos com dicas sobre rosas, tulipas e muitas outras flores.