Qual o significado das cores das orquídeas? Dicas importantes sobre as orquídeas!

Este é mais um artigo preparado para os apaixonados por orquídeas! O Blog das Plantas preparou uma lista de benefícios e curiosidades sobre as orquídeas. Saiba porque você deve cultivar orquídeas em casa, apartamento e etc.

Benefícios de plantar orquídeas em casa

Além de ser uma flor extremamente linda e elegante, a orquídea é uma ótima opção para decoração de interiores. Como existem vários tipos de orquídeas, você pode escolher qual planta combina melhor com o seu ambiente.

Se você sempre teve dúvidas de como cuidar de uma orquídea, chegou a hora de acabar com este problema! Apesar de ser uma flor frágil, os cuidados com orquídeas são básicos e você vai entender tudo isso na sequência.

Curiosidades sobre as orquídeas

Já falamos no início do artigo sobre a elegância das orquídeas, que é uma flor de origem americana. Porém, talvez você não saiba que as orquídeas foram levadas para a Europa no século XVIII, justamente porque a marinha britânica achou que seria uma flor de grande valor decorativo!

Naquela época a classe burguesa se encantou pela orquídea, que até então era uma planta exótica. Isso causou uma caça exploratória nas florestas de todo o mundo, resultando na descoberta de vários tipos de orquídeas.

Hoje em dia você consegue comprar orquídeas ou cultivar orquídeas com extrema facilidade. Por isso, é tão comum você encontrar orquídeas espalhadas pelas casas das pessoas que gostam de flores e plantas.

Quais são os tipos de orquídeas?

Saiba como cultivar orquídeas, aprendendo como cuidar de uma orquídea!

Cultivar orquídeas em ambientes internos

Os cuidados com orquídeas são bem mais simples do que parece! Se for cultivar orquídeas dentro de casa ou em apartamentos, a dica crucial é colocá-la próxima à janela, possibilitando que a flor receba a luz solar adequada, além de uma boa ventilação!

Se quiser saber mais sobre a forma de cultivo das orquídeas em apartamento, tem um artigo completo aqui no Blog das Plantas, vale a pena ler para saber de todos os detalhes.

Como a orquídea é uma planta tropical, a umidade é um fator importante no seu dia a dia. Você deve deixar a flor em um local que receba luz solar natural, mas jamais deixe-a em lugares onde o sol é direto nos horários mais quentes.

Se você acha que deixar a planta dentro de casa em um ambiente bem iluminado é o suficiente, saiba que isso é um erro gravíssimo! A orquídea precisa de luz solar, senão a planta vai acabar morrendo.

Regar orquídea

Na hora de regar temos outra chave para o sucesso! O excesso de água deve ser evitado todos os dias. Quando a terra está encharcada, as chances de a raiz apodrecer são altíssimas. Sendo assim, o aconselhado é regar as orquídeas apenas uma vez por semana, podendo variar nas épocas quentes ou frias demais.

É importante compreender que tanto a iluminação quando a forma de regar, variam por causa da diferença entre os tipos de orquídeas. Uma coisa que não deve mudar é o solo para plantar orquídeas, que deve ser sempre poroso e solto. Então, a recomendação é utilizar musgos, crostas trituradas ou outras opções respiráveis.

Depois que florescer você pode ou não replantar a orquídea. Isso é indicado para que você possa dividir as raízes e remover as partes que estão mortas ou podres. Com esses cuidados, você pode inclusive combater melhor as pragas e doenças em orquídeas.

Tipos de orquídeas

Você já parou para pensar na infinidade de cores diferentes das orquídeas?  Sabe dizer quantas cores de orquídeas podemos encontrar? A resposta realmente não é fácil, pois estamos falando de uma planta que conta com mais de 50 mil espécies diferentes.

Originalmente falando são poucas espécies, mas isso não importa já que as pessoas gostam de admirar essa variedade. Lembra da busca exploratória quando descobriram as orquídeas? Pois é, naquela época a flor quase entrou em extinção, e isso só não aconteceu porque alguns horticultores começaram a fazer experimentos com a planta, visando cultivá-la em maior escala.

Além de impedir que a orquídea fosse extinta, eles acabaram criando dezenas de milhares de novas espécies de orquídeas. Apesar de a orquídea branca ser a mais clássica, ela acabou perdendo espaço para as orquídeas coloridas!

Presentear alguém com orquídeas

As rosas e tulipas ainda são as líderes no mercado, quando o assunto é presentear alguém com flores. Porém, isso talvez mude em breve! De uns anos para cá, o número de pessoas apaixonadas por orquídeas aumentou consideravelmente, ou seja, a oferta desta planta como presente também cresceu junto.

Significado das cores das orquídeas

Em vários lugares a cor da orquídea tem alguma relação com uma mensagem que quer ser passada. Vale lembrar que essa curiosidade não se aplica para todos os lugares do mundo.

Aqui podemos trazer outra curiosidade interessante! Você sabia que quando um casal completa 55 anos de casados, o nome dado para a celebração é justamente Casamento das Orquídeas? E aí, gostou de saber todas estas informações sobre as orquídeas? Quer continuar aprendendo sobre essas flores? Vamos deixar um vídeo sobre o tema, vale a pena assistir!

Compartilhe este artigo com as pessoas que gostam de orquídeas, vamos espalhar cada vez mais essas boas informações. Continue acessando o Blog das Plantas para saber muitas dicas sobre samambaia, tulipas, rosas, cactos e outras plantas em