Árvore flamboyant, como é a flor de Flamboyant?

A árvore flamboyant é bonita? Existe flamboyant amarelo? Como é a flor de flamboyant? Neste artigo do Blog das Plantas você vai conhecer todos os detalhes da linda flor de flamboyant, além de entender como árvore de flamboyant deve ser cultivada!

O que é árvore Flamboyant?

A flor de flamboyant brota em uma árvore grande com copa bem irregular. Normalmente, a árvore flamboyant exibe as suas lindas flores durante o verão! Se você gosta de flores e plantas, é praticamente impossível passar pela árvore de flamboyant sem notar a beleza das suas flores!

Em muitos países, a árvore flamboyant é considerada uma das mais bonitas que existem, justamente por causa da intensidade do colorido das suas flores. Em muitos casos, essa árvore costuma ter a largura maior do que a própria altura.

Árvore flamboyant e flamboyant árvore!

Veja com detalhes a flor de flamboyant!

Árvore Flamboyant, qual a origem?

Caso você não saiba, flamboyant é um nome de origem francesa, que significa flamejante, ou seja, isso tem ligação direta com a intensa coloração vermelha da flor de flamboyant!

Apesar de o nome ter origem francesa, a origem da árvore flamboyant é no leste da África, mais precisamente em Madagáscar e nas ilhas do Oceano Índico. Atualmente no Brasil, a árvore flamboyant pode ser encontrada em praticamente qualquer região, mas as primeiras mudas dessa árvore foram trazidas para cá no início do século XIX.

Como cultivar a árvore Flamboyant?

Para cultivar flamboyant a partir das mudas você precisa plantá-la quando estiver com no máximo um ano de idade. O cultivo correto que favorece o desenvolvimento adequado da planta depende do local onde o flamboyant será plantado! Portanto, o indicado é escolher um local sob sol pleno e solo fértil, além de fazer irrigações periódicas no primeiro ano.

A árvore flamboyant pode ser cultivada em terrenos secos ou úmidos, mas o mais adequado sem dúvidas é onde a terra esteja bem porosa e ofereça uma ótima drenagem. Para garantir o crescimento fortalecido da árvore, coloque adubo no fundo da cova onde a muda será plantada!

É importante frisar que as folhas e flores de flamboyant caem entre o inverno e o outono. Sendo assim, tenha em mente que você vai precisar varrer o quintal ou a calçada com boa frequência.

Quando acontece a Floração da árvore Flamboyant?

Normalmente, as primeiras flores de flamboyant aparecem após o terceiro ou quarto ano de idade da árvore. Porém, esteja ciente que isso pode variar por vários fatores, por exemplo:

Como a árvore flamboyant tem um crescimento extremamente rápido, na maioria dos casos a árvore cresce cerca 1,5 metros por ano até atingir a sua fase adulta.

Flamboyant: Características

Flor de flamboyant

Como citamos ao longo do artigo, a flor de flamboyant tem uma cor muito intensa! Ela é composta por 5 pétalas de coloração vermelha ou alaranjada, que formam grandes cachos.

O período de floração do flamboyant é entre os meses de outubro e dezembro, ou seja, entre a primavera e o verão. Os frutos da árvore flamboyant são bem grandes e em formato de vagens alongadas, que podem medir entre 40 e 60 centímetros de comprimento, e até 5 centímetros de largura. A frutificação do flamboyant acontece entre os meses de março e julho, ou seja, entre o outono e o inverno.

A árvore Flamboyant é muito usada por paisagistas para arborização e ornamentação de locais amplos. Uma curiosidade interessante é que esta árvore é muito utilizada na zona rural, isso acontece com o objetivo de oferecer sombra para o gado nos campos de pastagem. Essa utilização também acontece nas casas de praias, justamente com o mesmo objetivo de oferecer sombra.

Quer conhecer ainda mais detalhes sobre o flamboyant? Vamos deixar abaixo um vídeo com dicas incríveis sobre essa planta! Vale a pena assistir para saber ainda mais informações sobre a linda flor de flamboyant.

Agora quando você ver um flamboyant, além de admirar a sua beleza vai saber qual planta é e quais são as suas características. Isso é incrível não mesmo? Para continuar aprendendo sobre as flores e plantas, continue acessando os nossos artigos, pois temos várias dicas sobre cactos, orquídeas, rosas e várias outras espécies.

Se tiver gostado deste artigo, favor encaminhar para os seus amigos que amam flores. Nos ajude a divulgar essas dicas, compartilhando nas redes sociais. Obrigado pela leitura e volte sempre!