Benefícios do hibisco! Veja como plantar hibisco

Muita gente já ouviu falar dos benefícios do hibisco, principalmente do famoso chá de hibisco! Como aqui no Blog das Plantas a gente quer que você aprenda cada vez mais sobre a forma de cultivo das flores e plantas, bora aprender como plantar hibisco! Neste artigo vamos te mostrar o passo a passo para cultivar flor de hibisco.

Hibisco em casa

Para as pessoas que possuem jardim em casa, a variedade de flores e plantas pode dar um charme ainda maior para o local. Se você gosta de plantas, mas tem pouco tempo disponível para cuidar dela, o hibisco pode ser uma excelente opção para o seu jardim. Além de embelezar a sua residência, as pétalas da flor de hibisco são bastante utilizadas no preparo do chá de hibisco, que possui propriedades para desintoxicação do corpo!

Como é a flor de hibisco?

Essa planta possui várias cores e formatos, sendo que a mais comum de todas é a espécie Hibiscus rosa-sinensis L. Essa planta apresenta uma textura lenhosa e fibrosa, assim como podemos ver na imagem abaixo.

Como plantar hibisco em casa?

Flor de hibisco e os seus benefícios

O hibisco pode ser cultivado em jardins como já citamos, mas ao contrário do que muitos pensam, ela não é uma planta que precisa de muito espaço. Portanto, você pode plantar hibisco no vaso e cultivar até em ambientes internos. Se optar por essa opção, é importante se atentar com a luminosidade que a flor de hibisco precisa para sobreviver.

Como plantar hibisco?

Pode ser difícil encontrar sementes de hibisco, então é melhor você comprar as mudas diretamente nas floriculturas nas grandes cidades. Caso você more nas regiões litorâneas, você vai ter mais dificuldades para cultivar essa planta, porque as partículas de sal que vêm do mar geralmente interferem muito no desenvolvimento das folhas e da flor do hibisco.

O cultivo do hibisco deve ser em locais com temperatura amena, variando entre 15 e 21°C. Por mais que o hibisco precise de calor para se desenvolver, você jamais deve deixar essa planta exposta diretamente aos raios solares, ou seja, ela deve ficar exposta à uma luminosidade indireta!

Preparando a terra para flor de hibisco

O preparo da terra é relativamente bem simples! Saiba que as condições ideais do solo dependem de uma boa quantidade de nutrientes e fertilizantes para plantas. Sendo assim, antes de plantar o hibisco você deve preparar o solo corretamente, usando compostos de jardim e fertilizantes. O indicado é cavar um buraco de 40 x 40 centímetros, e que tenha 50 centímetros de profundidade, pois isso é crucial para o bom desenvolvimento das raízes.

Como podar hibisco?

Você deve podar o hibisco regularmente! Durante a poda você deve observar bem se há insetos na planta, pois eles costumam depositar os seus ovos dentro da flor. Caso isso não seja evitado, as lagartas vão comer as folhas e flor do hibisco assim saírem dos ovos.

Como regar hibisco?

Muita gente pergunta se deve regar o hibisco todo dia ou não? A orientação é que a planta seja regada diariamente no verão ou dias mais quentes. Já no inverno, você deve regar o hibisco apenas quando a terra estiver seca.

Quer aprender ainda mais sobre a forma correta de plantar hibisco? Vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas dicas, vale a pena assistir!

Você notou que o hibisco requer alguns cuidados especiais quanto ao combate nas pragas? Portanto, fique bem atento para cuidar corretamente da sua planta.

Se gosta de outras flores e plantas, continue acessando os artigos do Blog das Plantas! Temos dicas sobre rosas, cactos, tulipas, bromélias, orquídeas e muito mais. Compartilhe os artigos nas suas redes sociais e volte sempre para aproveitar as dicas aqui do site.