Camélia flor! Aprenda como cultivar camélias

Camélia flor, é difícil de cuidar? Como plantar camélia? Neste artigo o Blog das Plantas vai falar tudo sobre as camélias, explicando como cultivar essa linda planta! Se você é apaixonado por flores e plantas, leia atentamente as dicas aqui do site, pois certamente vai ter muita informação bacana para te ajudar no cultivo de camélia, orquídeas, cactos e outras plantas.

Camélia: Características

De acordo com a tradição oriental, a camélia é símbolo de romantismo e dedicação entre os casais. Essa simbologia é baseada nas pétalas e cálice das flores, que sempre atravessam o ciclo de existência unidos. Sendo assim, é por essa razão que as camélias são símbolos de persistência, amor e a devoção mútua.

Podemos dizer que a camélia é uma planta bem rústica, tendo flores e folhas bem robustas. É muito comum você encontrar camélias nos jardins das casas das pessoas que são apaixonadas por plantas.

Camélia flor precisa ser podada?

Aprenda como plantar e cultivar camélias

Camélia: Significado das cores

É importante destacar que existem várias crenças relacionadas às cores das camélias. De acordo com os registros históricos, os significados são:

E o que todas as cores têm em comum é o que já citamos, o romantismo e a dedicação mútua.

Camélia: Germinação

Com a chegada do outono, as cápsulas das flores das camélias vão se abrindo e soltando as sementes conforme vão amadurecendo. Para germinar, as sementes precisam passar por um período de secagem de duas semanas. Se você não respeitar este período, as sementes podem apodrecer.

É fundamental compreender que a germinação só acontece durante a primavera, porque é nesta época em que há um aumento da temperatura, sendo a condição ideal para que a semente possa secar e manter o seu poder germinativo.

Como plantar camélia?

Você pode usar várias técnicas, e a primeira que vamos mostrar é enxertia! É importante preparar um porta enxerto, que seria o ramo da árvore que receberá o enxerto. Caso você não saiba, o enxerto nada mais é do que uma ponta da planta.

Outra técnica usada para plantar camélias é a alporquia, que consiste em promover os estímulos que faça a raiz da camélia crescer em um ramo de outra planta. É importante saber que esse processo acontece sem que o ramo seja separado dela.

Em ambas as técnicas o foco é no desenvolvimento das raízes, que demoram cerca de 2 anos para se desenvolverem completamente! Quando as raízes estiverem formadas você deve realizar a separação da nova planta, e isso deve ser feito sempre durante o inverno. O próximo passo é replantar a camélia em um vaso, podendo ser replantada diretamente na terra assim que estiver totalmente desenvolvida.

Camélia: Adubação

Por mais que pareça o contrário, a camélia é uma planta de fácil cultivo! Entretanto, isso não significa que a planta deve ficar sem cuidados básicos. Você deve evitar que a planta fique exposta à altas temperaturas, visto que as camélias são plantas que gostam de frio, sendo bem resistente a geadas. Portanto, basta deixar a camélia em um local bem fresco e com boa incidência de luz solar indireta.

Como regar camélias?

Você deve regar a camélia com mais frequência até que a planta se desenvolva completamente, principalmente nos primeiros meses! Com o passar dos meses você deve regar com mais espaçamento, tomando muito cuidado para não deixar o solo encharcado.

Se você molhar demais a planta, o solo vai ficar muito úmido! Essa é uma condição ruim, porque favorece o desenvolvimento de fungos que podem causar doenças, além de apodrecer a raiz das camélias.

Camélia: Preparando o solo

Para plantar camélias em vaso, você precisa preparar o solo corretamente! Sendo assim, basta seguir atentamente as dicas abaixo.

Camélia: Quando devo podar?

Não são todas as plantas que precisam ser podadas, mas este não é o caso das camélias! Então, você precisa podar a camélia para fortalecer a planta, ou seja, você deve retirar todas as flores e folhas que secam.

Se quiser aprender mais dicas para cultivar camélias, vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas informações! Vale a pena assistir para aprender ainda mais.

Gostou de conhecer como cultivar camélia? Conhece alguém que tem camélia ou gostaria de ter? Envie este artigo para essas pessoas e nos ajude na divulgação destas informações.