Chá de rosa branca, quais os benefícios?

Quem gosta de cultivar rosas tem muito mais do que uma linda flor em casa! As plantas trazem bem-estar, ajudam a combater a tristeza, estresse e até mesmo a depressão. Aqui no Blog das Plantas já falamos sobre as rosas vermelhas, rosas amarelas e agora é a vez das rosas brancas. Que tal conhecer os benefícios do chá de rosas brancas?

Cultivar rosas em casa

Como citamos no início do artigo, as flores são belos ornamentos que podem deixar o seu jardim ou a sua casa mais alegre e agradável. Talvez muitos de vocês não saibam, mas há muitos anos a rosa branca também é utilizada como opção medicinal.

Algumas espécies de rosas têm substâncias que podem ajudar a manter a boa saúde, inclusive ajudando na prevenção de várias doenças! É importante frisar que os benefícios vão variando de acordo com cada espécie.

Os apaixonados por rosas brancas dizem que ela é o símbolo do bem-estar, carregando energias positivas de pureza e paz. De acordo com essa crença, eles justificam porque a rosa branca deixa o ambiente mais leve e agradável.

Como fazer chá de rosa branca?

Todos os benefícios medicinais da rosa branca

Rosas brancas e propriedades medicinais

Além de deixar a casa bonita, a rosa branca também pode oferecer vários benefícios relacionados com as suas propriedades medicinais. Não sei se você já ouviu falar sobre o famoso chá de rosa branca, mas neste artigo vamos explicar tudo sobre ele!

Benefícios da rosa Branca

Esta flor é extremamente rica em antioxidantes que são importantes no combate ao envelhecimento precoce. Os antioxidantes também agem na proteção do sistema cardiovascular, prevenindo problemas como AVC e ataques cardíacos.

Os antioxidantes também ajudam a eliminar o excesso de radicais livres, que quando estão em grande escala podem causar vários problemas graves como por exemplo, o câncer. As rosas brancas também contam com uma boa dose de Vitamina C, que é muito importante para fortalecer o sistema imunológico e manter a boa saúde da pele.

Outros benefícios estão relacionados ao melhor funcionamento do sistema intestinal e também o fortalecimento da saúde dos olhos. Os ácidos orgânicos presentes na rosa branca ajudam a expulsar os resíduos do organismo, melhorando a digestão. Enquanto o tônico antisséptico ajuda na redução da vermelhidão dos olhos, reduzindo as chances de infecções nos olhos!

O sistema urinário também é beneficiado pelas rosas brancas, que ajudam a reduzir os casos de infecções urinárias, aumentando a quantidade de urina e eliminação das toxinas presentes na bexiga ou uretra.

Chá de rosa branca

A primeira informação importante é você não pode pegar qualquer tipo de rosa branca! Para fazer o chá de rosas brancas, você deve usar a espécie de cacho, que geralmente são fores pequenas e bem cheirosas.

Se for comprar rosa branca para fazer chá, você deve sempre escolher as opções orgânicas, que são livres da maior parte dos agrotóxicos usados na produção. Entretanto, o ideal mesmo é cultivar rosas brancas na sua própria casa!

Entenda que a quantidade diária máxima consumida de pétalas de rosa branca deve ser de aproximadamente 10 gramas, que deve ser preparada em 1 litro de água quente.

Chá de rosa branca: Efeito colateral

Um efeito colateral bastante conhecido é o seu alto poder calmante. Então, você deve tomar bastante cuidado com a quantidade de doses diárias.

Estresse

O chá de rosas brancas pode diminuir o estresse. Então, é só colocar 10 gramas de pétalas e sementes da flor em 500 ml de água já fervida. Em seguida, você deve adicionar uma colher de sopa de mel e deixar ficar morno. A orientação é tomar o chá no máximo três vezes ao dia.

Limpeza de pele

O chá de rosas brancas também pode limpar a pele. Para isso, você deve apenas colocar algumas pétalas e sementes da rosa branca em água fervente. Depois, deixe a mistura esfriando um pouco e quando estiver morna, você deve lavar a pele com o preparo.

Irritação nos olhos

O chá de rosas brancas pode reduzir a irritação e coceira nos olhos. Basta preparar o chá de rosas brancas com as pétalas e semente em água quente. Depois é só aplicar compressas com algodão na região dos olhos.

Lábios ressecados

O chá de rosas brancas pode ajudar a combater os lábios ressecados. Então, misture bem algumas pétalas e uma colher de chá de mel. Depois é só triturar bem e passar nos lábios.

Com isso encerramos mais um artigo aqui do blog das Plantas. Se quiser aprender mais sobre as rosas, tulipas ou outras flores, continue acessando gratuitamente as nossas publicações.