Como cuidar de cactos? Aprenda como cuidar de suculentas!

Cacto, a famosa planta do deserto que muitos de nós conhecemos através dos desenhos animados! O Blog das Plantas trouxe este artigo sobre cactos, onde vamos mostrar como cuidar de cactos e quais devem ser os cuidados ao plantar os cactos.

Cuidados com cactos

A principal característica do cacto é justamente sobreviver em condições extremas de calor e falta de água. Entenda, que a falta de água que estamos falando é no ambiente, porque os cactos são plantas com uma incrível capacidade de acumular água nos talos, folhas e raízes!

Os cactos geralmente são cobertos por farpas e espinhos, uma característica que torna tão fácil reconhecer um cacto. Se você é uma pessoa que gosta de planta, mas não tem muita habilidade para cultivar flores e plantas, os cactos podem ser uma boa alternativa porque precisam de poucos cuidados.

Como escolher vasos para cactos?

Você vai aprender como plantar cactos em vasos!

Como cuidar de cactos: Preparando o solo

Como deixar a terra na condição perfeita para plantar cactos? A primeira dica é que não pode ser apenas terra, ou seja, você deve adicionar folhas trituradas, areia grossa, cascalho e/ou até mesmo argila. Outro ponto crucial é que a areia não pode ser fina demais, porque se houver compactação da terra, isso irá prejudicar a drenagem da água.

Quando o cacto é plantado no solo preparado da forma correta, a tendência é que ele tenha de 4 a 5 anos de vida, isso sem precisar de nenhum tipo de fertilizante ou substrato para plantas.

À medida que o cacto vai crescendo, você pode adicionar gradualmente farinha de osso ou fosfato, mas jamais coloque de uma só vez. Algumas pessoas gostam de adicionar adubo para cactos! O adubo sólido pode ser colocado onde ficam as raízes, mas você deve sempre regar superficialmente.

Como plantar cactos em vasos?

Tanto o cacto pequeno quanto o cacto grande são muito versáteis, conseguindo se adaptar facilmente no local em que é plantado. Uma informação que acredito que nem todo mundo saiba, é que o cacto vai crescendo de acordo com o espaço que possui.

Portanto, se dois cactos do mesmo tipo forem plantados em vasos de tamanhos diferentes, estes cactos vão ter tamanhos diferentes! Sendo assim, é importante analisar isso na hora de escolher os vasos para cactos.

Sabendo disso você pode controlar o tamanho do cacto de acordo com o seu gosto! Se você gosta de mini cactos, basta escolher um vaso bem pequeno. Agora se você gosta de cactos bem grandes, basta optar por vasos para cactos grandes.

Na hora de plantar o cacto você deve retirar um broto da planta mãe, faça isso cuidadosamente porque os espinhos podem te machucar! Em seguida, você deve encaixar este broto em um pequeno buraco feito na terra, e cobrir o vaso com pedrinhas ou cascalho para finalizar. Seguindo as orientações corretamente, em aproximadamente dois meses o seu cacto já vai ter desenvolvido raízes.

Se você quiser replantar cacto para aumentar o seu tamanho, é preciso trocar para um vaso que tenha entre 25cm e 1 metro de profundidade. Lembre-se sempre de utilizar luvas para proteger as mãos, porque quanto maior o cacto, mais espinhos e isso pode machucar de verdade.

Tipos de vasos para cactos

Como falamos, os cactos se adaptam facilmente às condições e por isso, eles podem ser plantados em qualquer tipo de vaso! Se você gosta de vaso de plástico, vaso de cerâmica, vaso de barro ou qualquer outro tipo de vaso de flores, basta escolher qual combina mais com o seu ambiente.

A única observação é que o vaso para cactos deve sempre ter furos para facilitar que a água seja drenada, senão o seu cacto pode morrer por excesso de água. Neste vídeo abaixo você pode aprender ainda mais sobre a forma correta de cultivar cactos, vale a pena assistir!

Queremos te convidar para continuar acessando os artigos aqui do Blog das Plantas! Caso tenha gostado, compartilhe essas informações na sua rede social e convide outros apaixonados por flores e plantas para conhecer o site.