Como cuidar de samambaia? Dicas para aprender como cultivar samambaia

Quer deixar a sua casa cheia de plantas maravilhosas? Aqui no Blog das Plantas tem vários artigos falando como plantar orquídeas, tulipas, rosas, bromélias e várias outras espécies de flores! Neste artigo de hoje nós vamos falar exclusivamente das samambaias, te explicando como plantar samambaia corretamente.

Há muitos anos atrás você poderia ver samambaias por todas as casas, justamente porque essas plantas eram as mais escolhidas pelos nossos avós! Além de embelezar o ambiente, os vários tipos de samambaias são escolhidos por serem fáceis de cultivar e é isso que vamos mostrar na sequência.

Leia também

Como cuidar das samambaias

As samambaias são plantas que podem ser encontradas facilmente nas florestas e outras regiões com bastante umidade. Elas podem ser cultivadas em vasos ou até mesmo no jardim e uma outra vantagem, é que as folhas das samambaias se adaptam facilmente aos locais escuros.

Sendo assim, o local mais indicado para plantar samambaia é onde tenha uma boa sombra. Entretanto, é fundamental que a planta também receba raios de sol durante o dia, ou seja, a orientação é colocar a samambaia próxima às janelas.

Veja como plantar samambaia!

Aprenda como cuidar de samambaia!

A samambaia não precisa de muita água, mas regar corretamente com certeza vai deixar a sua planta mais bonita e saudável! Geralmente a própria planta indica quando está precisando ou não de água.

Por exemplo, quando os galhos e folhas estão moles, é um forte indicativo de excesso de água. E quando as folhas estão secas e amareladas, é um sinal evidente de que está faltando água.

Se você está se perguntando como regar samambaia da forma certa, a resposta é bem simples! Tudo é questão de regularidade, escolhendo o momento ideal para regar a planta e seguindo essa dica que vamos explicar, fica fácil saber o momento certo.

Em muitos casos a pessoa observa apenas a superfície do solo, que é justamente a parte que seca primeiro. Porém, o restante do solo ainda pode estar bem úmido! O que acontece nestes casos? Se você regar novamente, certamente vai deixar a terra encharcada, e isso vai fazer com as chances de apodrecimento da raiz só aumente.

Para evitar essa situação faça o teste com o palito de picolé, enfiando-o na terra, pois assim você vai saber até qual parte o solo pode estar úmido ou não. Quanto mais sujo o palito ficar, mais úmido o solo vai estar.

Quando a terra está seca, o palito vai sair praticamente igual quando foi inserido, ou seja, é um sinal evidente de que já passou da hora de regar a planta, mas não abuse na quantidade de água.

Como plantar samambaia?

Que tal pegar umas dicas para plantar samambaia em casa? Ao contrário da maioria das outras plantas, as samambaias não se reproduzem por flores, mas sim por esporos. Se você não sabe do que estou falando, são aquelas bolinhas esbranquiçadas que ficam nas folhas.

Então é só tirar os esporos das folhas enfiar na terra e pronto? Não é bem assim! Você precisa retirá-los das folhas, em seguida deve deixá-los em um papel ou tecido até secar bem, para somente depois semear na terra!

Você talvez não saiba, mas também tem como cultivar samambaia através das mudas da planta. Primeiro você deve preparar o vaso para samambaia corretamente, colocando algumas pedras no fundo para auxiliar a drenagem, em seguida adicionando o substrato para samambaias e depois, colocando a muda.

Substrato para samambaia

Outra coisa que faz com que a samambaia cresça forte e saudável é o adubo! Ele ajuda na manutenção da umidade, então você pode colocar algumas camadas de folhas de pinheiro ou húmus de minhoca no solo preparado.

E se quiser deixar o solo ainda mais preparado para a sua samambaia, basta adicionar uma camada de musgo no fundo do vaso antes de plantar. Ele vai ajudar a escoar o excesso de água, permitindo que o solo fique macio e úmido, mas sem encharcar.

Tipos de samambaia

Até os dias de hoje foram catalogadas aproximadamente 200 espécies, sendo mais de 10 mil variedades de samambaias. Bora lá conhecer as características dos principais tipos de samambaias!

Existem diversas outras espécies e se quiser aprender mais sobre as flores e plantas, continue acompanhando os artigos aqui do Blog das Plantas. Por falar em continuar aprendendo, deixamos abaixo um vídeo com dicas para aprender mais sobre os cuidados com a samambaia.

Caso tenha gostado do artigo, nos ajude compartilhando com seus amigos e parentes! Convide todos para conhecer o Blog das Plantas e juntos, vamos deixar o mundo mais florido.