Como cultiva orquídea vanda? Cuidados com orquídeas!

Orquídea vanda como cuidar? Essa é a sua dúvida? Neste artigo o Blog das Plantas vai falar tudo que você precisa saber para aprender como cultivar orquídeas vanda. Com essas dicas, você certamente vai ter uma linda planta em casa, podendo desfrutar de todos os benefícios que as flores e plantas podem oferecer!

Cuidados com orquídeas

Já falamos aqui no site que a orquídea é uma das flores mais lindas do mundo! Tanto na natureza quanto dentro das residências, a flor da orquídea se destaca demais, justamente por ter várias formas, tamanhos e cores.

Dentre os vários tipos de orquídeas temos a orquídea vanda, que é uma planta que se destaca graças à beleza peculiar das suas raízes. Além disso, precisamos falar sobre as flores que são bem graciosas e delicadas, assim como vocês podem ver na imagem abaixo!

Tipos de orquídeas e orquídeas raras

Aprenda a forma correta de cultivar orquídeas vanda

Desde já vamos informar que a orquídea vanda não precisa de substrato para orquídeas! Sabe o motivo? Ela pode ser cultivada suspensa com as suas raízes soltas no ar, o que é um charme a mais.

Esse fator relacionado à liberdade do cultivo facilita muito os cuidados com este tipo de orquídea. Isso faz com que ela seja uma das mais escolhidas, principalmente quando a pessoa não tem muito tempo disponível para cuidar da orquídea!

Como plantar orquídea vanda?

De acordo com os especialistas, a gente não pode usar o termo plantar para as orquídeas vanda, exatamente pelo motivo que falamos anteriormente, elas não são plantadas! Como elas possuem raízes aéreas, o termo certo para este tipo de orquídea é cultivar. O principal cuidado com a orquídea vanda é manter as raízes da planta sempre bem arejadas.

Como fazer mudas de orquídea vanda?

Essa orquídea dificilmente solta mudas, por isso é tão diferente dos outros tipos de orquídeas, que normalmente possuem pelo menos 3 bulbos na planta mãe! Como as orquídeas vanda crescem na vertical, você deve pensar que na base da orquídea vanda é que se encontra o keike para separar e fazer uma nova planta”.

Como cuidar da orquídea vanda?

Essa orquídea tem origem asiática, normalmente encontrada em florestas quentes e úmidas. Portanto, estas são as condições ambientais perfeitas para você cultivar orquídea vanda.

Como a planta não tem substrato, você precisa oferecer as condições ideais de umidade para que a orquídea se desenvolva. Sendo assim, é aconselhado molhar bastante as raízes até a água escorrer. Em dias bem quentes você deve inclusive borrifar água também nas folhas.

Você deve tomar muito cuidado para não deixar a sua orquídea vanda exposta ao vento forte e locais frios demais. Caso isso aconteça, a planta vai perder todas as folhas e dificilmente irá florescer novamente!

Outro detalhe importante é quanto à iluminação. Toda orquídea precisa de boa iluminação, mas nunca deve ficar exposta direta ao sol, principalmente nos horários mais quentes.

Como adubar orquídea vanda?

Para adubar é indico NPK 20-20-20 específico para orquídeas! Esse tipo de adubo é importante para ajudar a planta ter uma boa floração. Já fizemos um artigo completo sobre adubos para orquídeas aqui no Blog das Plantas, então se quiser aprender mais sobre este tema, vale a pena essa leitura completar.

Decoração com orquídea vanda

Todos os tipos de orquídeas são ótimas opções para a decoração. Então, abuse da criatividade para aproveitar todas as possibilidades! Para te ajudar, vamos deixar algumas dicas de utilização da orquídea vanda na decoração.

Quer aprender ainda mais sobre a orquídea vanda? Neste vídeo abaixo tem ótimas dicas e informações sobre a forma de cultivar essa planta, vale a pena assistir!

Se você é apaixonado por orquídeas, quero convidar para continuar acessando os nossos artigos. Temos dicas sobre mudas de orquídea, tipos de orquídeas, e um artigo completo falando sobre orquídeas em apartamento.