Como plantar a planta aquática flor de lótus?

Recentemente fizemos um artigo completo sobre a flor de lótus aqui no Blog das Plantas. Falamos sobre o significado da flor de lótus, explicamos sobre as cores da flor de lótus e citamos inclusive, porque muita gente faz tatuagem de flor de lótus.

Como várias pessoas gostam desta planta, resolvermos fazer este artigo para explicar como plantar flor de lótus. Confira os principais passos para cultivar a planta aquática flor de lótus.

Leia também

Flor de lótus: Características

A flor de lótus é uma planta de espécie aquática. O seu nome científico é Nymnphaea Lotus, mas também pode ser popularmente chamada de Flor de Buda, Lótus Egípcio ou Lótus Sagrado. A flor de lótus é uma espécie de origem asiática, sendo muito comum no Japão, na Índia e nas Filipinas.

A flor de lótus apesar de ser extremamente bonita é uma planta pequena, atingindo cerca de 50 centímetros de altura. A principal característica desta planta é que a sua raiz e caule se desenvolvem submersos, enquanto as folhas e as flores ficam flutuando sobre a água.

Flor de lótus significado

Dicas para cultivar a planta aquática flor de lótus!

Como plantar flor de lótus?

O primeiro passo é comprar as sementes da flor de lótus. Normalmente não são encontradas em floriculturas, por isso é melhor buscar diretamente nos sites de jardinagem na internet. A semente é bem leve e tem casca opaca.

Como fazer a semente de flor de lótus germinar?

Para oferecer a condição ideal para que ela germine, você deve utilizar uma faca para abrir um furo pequeno na casca. Faça isso com muita atenção e cuidado para não danificar o interior da semente!

É importante usar água filtrada ou ferver a água da torneira antes de depositar as sementes. Se optar pela água da torneira, é claro que deve esperar a água esfriar um pouco até ficar morna. Em seguida, deposite as sementes na água e mantenha o recipiente em um local que receba sol pleno.

Geralmente as sementes da flor de lótus brotam depois de 2 ou 5 dias. Entenda que o brotar não é se desenvolver completamente, estamos falando do surgimento dos primeiros brotinhos verdes na semente.

Quando os brotinhos começaram a surgir, você deve trocar a água por uma no a cada 2 dias. Jamais deixe que a água fique turva e muito suja, pois isso pode matar o broto da flor de lótus.Você deve esperar que ela atinja pelo menos 10 centímetros de comprimento para plantar a flor de lótus no local definitivo.

Entenda que se você não tem um local adequado com um lago ou qualquer fonte de água natural em casa, você vai precisar construir um artificial. Caso seja a segunda opção, você deve estar ciente que o desenvolvimento da flor de lótus vai ser limitado, mas ela irá florescer da mesma forma.

Existem pessoas que cultivam flor de lótus em baldes, e neste caso você vai ter bastante trabalho para cuidar da planta. Você não pode deixar a água parada por causa da dengue, além é claro do risco de matar a planta. Portanto, você vai precisar trocar a água pelo menos 3 vezes por semana!

Flor de lótus: Período de floração

Você vai notar que a flor de lótus se desenvolve bem rápido! Normalmente o período de floração da flor de lótus é no início da primavera! Saiba que as flores são solitárias e quando murcham, deixam sementes para estimular o desenvolvimento de uma nova planta.

A flor de lótus não suporta climas frios demais, por isso é tão importante estar em água morna e sempre exposta ao sol intenso. Quando elas atingem o tamanho adulto, ela praticamente sobrevive por si só, ou seja, quase não há mais necessidade de cuidados.

Quer aprender mais sobre essa magnífica planta? Vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas dicas que vale muito a pena assistir.

Para continuar aprendendo sobre a forma correta de cultivar flores e plantas, leia os artigos do Blog das Plantas falando sobre cactos, rosas, tulipas, bromélias e muito mais. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para nos ajudar!