Como plantar suculentas! Dicas de como cuidar de suculentas

O amor pelas plantas suculentas está só crescendo! Com isso, muita gente tem buscado informações sobre a forma de cuidar das mudas de suculentas. Hoje o Blog das Plantas vai te ensinar todos os passos para você aprender como plantar suculenta corretamente!

Se você gosta de planta e tem uma rotina extremamente corrida, cultivar suculentas pode ser uma boa alternativa, já pensou nisso? Os cactos e suculentas são as opções mais indicadas, porque precisam de poucos cuidados e pouca rega.

Ter cactos e suculentas em casa é uma forma de deixar o ambiente mais alegre e mais bonito. Existem pessoas que afirmam que os cactos tiram mau olhado da casa, e nós já falamos disso em um outro artigo aqui do site, vale a pena ler!

Leia também

Agora chegou o momento de aprender como plantar suculentas em vasos. Preste bastante atenção, porque vamos explicar como cuidar corretamente da muda de suculenta.

Plantas suculentas, como cuidar?

Para muitas pessoas, a parte mais legal é a hora de plantar as suculentas, visto que é uma tarefa relaxante e com bastante contato com a natureza. Existem alguns tipos de suculentas que vão precisar de um pouco mais de cuidado, mas a grande maioria segue o processo que vamos explicar agora!

O primeiro passo é colocar pequenas pedras no fundo do vaso para suculenta. Depois você deve adicionar um pouco de areia, que servirá para ajudar na drenagem da água. Em seguida pode colocar a terra no vaso, tendo cuidado para não a amassar!

Agora faça furos para alojar as mudas de suculentas. Em seguida é só moldar a terra em volta para garantir firmeza, sempre lembrando de manter a terra fofinha. Por último, você pode adicionar um pouco mais de pedrinhas na superfície, que servirá até como decoração.

Uma dica importante! Se a suculenta já estiver plantada em um vazo menor, você deve utilizar o máximo possível da terra deste vaso para replantar, pois a planta já vai estar bem acostumada com este solo.

Mudas de suculentas

Aprenda como plantar suculenta!

Como escolher o vaso para suculentas?

A escolha do vaso correto é um fator determinante para o sucesso do cultivo! Sabemos que existem diferentes de tipos de vasos para plantas, com vários formatos e tamanhos, então como escolher?

Você deve olhar sempre qual é a característica de cada espécie de planta, pois umas gostam do solo mais úmido, ou seja, o vaso precisa manter mais umidade. Outras já preferem o solo menos úmido, então o vaso precisa oferecer uma ótima drenagem.

Como citamos logo no início do artigo, a suculenta é uma planta que dá pouco trabalho, por isso você pode usar vaso de barro, vaso de plástico, vaso de cerâmica e até mesmo vaso de vidro. A única regra importante é que ele seja furado no fundo, justamente para drenar a maior quantidade de água possível.

Como cultivar suculentas?

Agora precisamos focar nos cuidados, que apesar de serem poucos, são sim importantes! Já que a suculenta é uma planta que precisa de pouca água e bastante sol, você deve garantir que ela fique sempre perto de uma janela, caso vá cultivar suculenta em apartamento ou em casa.

O mais indicado é que ela fique preferencialmente ao ar livre, porque a circulação de ar também é importante para o seu desenvolvimento. As suculentas não precisam de podas e a adubação pode acontecer de 4 em 4 meses.

Como regar suculentas?

Essa é a parte mais importante, sendo a condição onde as pessoas mais erram ao cultivar cactos e suculentas. Tem um artigo completo aqui no Blog das Plantas falando como regar cactos, e os cuidados são exatamente iguais.

A suculenta deve ser regada uma vez por semana? A suculenta deve ser regada uma vez por mês? Essas são perguntas comuns e a resposta é simples! Tudo vai depender do clima e da região que você vive.

Nas cidades bem quentes, você vai regar a planta mais vezes do que as pessoas que vivem em regiões frias. Portanto, o inverno e o verão também vão influenciar na quantidade de rega das suculentas.

O certo é avaliar se a terra está seca ou não, tomando bastante cuidado porque se a terra ficar encharcada, a raiz pode apodrecer rapidamente. Não analise apenas a superfície, visto que esta é a primeira parte que seca, o ideal é enfiar um palito de picolé na terra para ver até onde a terra ainda está úmida.

Quanto mais seca, mais próxima da hora de regar novamente. Outro detalhe importante é analisar se a água escorre por baixo do vaso na hora que regou. Se isso não acontecer, é um sinal de que a drenagem está ruim e isso precisa ser resolvido imediatamente!

O que achou destas dicas sobre as incríveis suculentas? Sabia que estas plantas são nativas da África? Atualmente existem proximamente 12 mil tipos de suculentas, que você pode combinar, plantar e fazer um maravilhoso jardim de suculentas.

Antes de finalizar queria pedir para que você compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Convide outras pessoas para acompanhar as dicas aqui do Blog das Plantas, porque já falamos de várias flores diferentes.