Como replantar orquídeas? Dicas para escolher o vaso para orquídea!

Você sabe como replantar orquídea? No artigo anterior aqui do Blog das Plantas mostramos como escolher adubo para orquídeas! E agora vamos dar todas as dicas para te ensinar como replantar orquídeas.

Como escolher orquídea?

Essa dica é importante porque tem muita gente reclamando que a orquídea não cresce e não floresce. O primeiro alerta ao comprar a sua tão desejada orquídea é verificar como ela foi plantada, pois talvez você pode ter que replantá-la!

Leia também

Antes de comprar observe também se a planta apresenta alguma doença como por exemplo, partes podres, manchas nas folhas, raízes podres e o mais importante, se esta orquídea que você está escolhendo cabe no vaso que você tem.

Se algum destes itens for identificado como problema, você não deve comprar a orquídea, mas caso já tenha comprado ou tenha ganhado de alguém, a orientação é replantar novamente.

Como escolher o vaso para orquídea?

Aprenda como replantar orquídeas em vasos e árvores!

Como escolher o vaso para orquídea?

O primeiro passo é sem dúvidas definir qual é o tipo de vaso que será ideal para a sua planta. Este é um erro muito, visto que muitas pessoas acabam plantando as orquídeas em vasos bem menores do que o ideal, prejudicando bastante o seu desenvolvimento.

Qual vaso escolher para a planta? Vaso de plástico, madeira ou barro? A resposta é bem simples! Qualquer vaso destes citados serve para a orquídea, o que vai importar mesmo é o tempo que você tem para cuidar desta planta.

Os tipos diferentes de vasos oferecem benefícios distintos. Por exemplo, alguns tipos de vasos de plástico atuam mantendo a umidade por mais tempo, enquanto os outros tipos conseguem oferecer uma secagem mais rápida. Então, cabe a você observar em qual tipo de ação você vai precisar de mais auxílio.

Se você vai plantar a orquídea ou replantá-la, saiba que o vaso nunca deve ser grande demais. A dica é que o vaso para orquídea tenha cerca de dois centímetros a mais que o tamanho da planta.

Prato no vaso da orquídea

Várias pessoas têm dúvidas se devem usar ou não pratos nos vasos das plantas, principalmente das orquídeas. Entenda que os pratos existem puramente para não deixar a água do vaso escorrer, molhando todo o ambiente em que a planta se encontra.

Não há problema algum em usar o prato nos vasos das plantas, mas é fundamental tomar os devidos cuidados. Você jamais deve deixar a água parada no prato, visto eu isso pode causar mal cheiro, atrair insetos, favorecer o desenvolvimento de problemas com a dengue, e ainda pode apodrecer as raízes da planta.

Como plantar orquídeas em vasos?

Tenha muito cuidado quando for fazer a remoção da planta! Molhe bastante a terra para que a raiz absorva a água e fique bem mais soltas. Entenda que isso certamente vai facilitar a remoção evitando que você danifique a raiz da orquídea. Pegue uma tesoura esterilizada e retire as raízes que já estão mortas ou secas.

Você deve usar diversos tipos de substratos e nutrientes que podem favorecer o desenvolvimento da planta. Lembre-se de analisar quais são os mais adequados para a sua orquídea. Veja abaixo várias opções de substratos para orquídeas:

Mesmo a gente citando que o correto é utilizar substratos para plantar orquídeas, diversas pessoas ignoram essa dica e usam apenas terra. A nossa dica é que você não use terra, porque os substratos para orquídeas oferecem justamente os nutrientes básicos que vão ajudar no desenvolvimento da planta.

Antigamente os vasos de xaxim eram as melhores alternativas para plantar orquídea, justamente porque eles eram ótimos mantendo a absorção precisa da água que a orquídea precisava. Então, durante muitos anos o vaso de xaxim evitou a morte da planta por excesso de água, mas é importante destacar que também existia um problema grave!

Caso você não saiba, o xaxim era extraído de maneira predatória e isso quase causou a sua extinção. Hoje em dia felizmente temos várias formas de resolver este problema com uma alternativa ecologicamente correta. A fibra de cocô oferece o mesmo resultado de nível de absorção.

Como plantar orquídeas em árvores?

Você que é apaixonado por orquídea certamente já viu essa planta espalhada nos galhos das árvores! Se você também quer plantar a sua orquídea em árvore, saiba que o processo é bem simples! Basta você escolher uma árvore que tenha cascas mais rugosas, além de ser um local que receba luz parcialmente.

O processo mais recomendado para plantar orquídea em árvore é pegar o vaso em que a plantava estava plantada e fazer pequenos cortes no vaso, permitindo o contato com a árvore.

Depois disso a raiz naturalmente vai ir se distribuindo e quanto menos notar, as raízes vão estar bem encaixadas cascas das árvores, e é neste momento em que você deve fazer a amarração da orquídea. Isso deve ser feito com cuidado, certifique-se que o material que você usou para prender a planta não tenha ficado em contato com a raiz.

Agora você sabe como replantar orquídeas, então os demais cuidados de aguar e adubar são os mesmos de sempre. Seguindo essas orientações, certamente você vai oferecer a condição adequada para a sua orquídea crescer e florescer.

Se quiser mais dicas sobre a forma correta de replantar orquídea, basta assistir o vídeo abaixo!

Aqui no Blog das plantas já fizemos um artigo falando de todos elementos essenciais para as orquídeas, se quiser aprender ainda mais sobre o tema é só continuar acessando o site.