Como ter lindos cactos em casa!

Veja como deixar a sua casa mais bonita enfeitando-a com vários cactos. Hoje o Blog das Plantas vai te ensinar como cuidar dos cactos, além de falar mais sobre a origem destas lindas plantinhas. Saiba como cultivar cactos em casa da forma correta!

Origem dos cactos

A origem de grande parte das espécies de cactos são as regiões desérticas da América do Norte e do Sul. Por contar com uma incrível capacidade adaptável, os cactos possuem um excelente armazenamento de água nas suas folhas, caule e raiz. Por isso, eles conseguem resistir tanto tempo sem água.

Leia também

Podemos dizer que a família Cactaceae representa vários gêneros de plantas, incluindo até mesmo as suculentas, além de outras espécies de flores e frutíferas. É importante compreender que todas estas espécies suportam bastante tempo sem rega.

A maior parte dos cactos comprados em floriculturas foram cultivados em meia sombra! Então, é natural que eles não consigam se adaptar tão bem para viver em sol intenso. Sendo assim, a orientação é ir introduzindo a planta aos poucos à luz direta do sol.

Como cultivar cactos e como cultivar mini cactos

Ótimas dicas para cultivar cactos em apartamento!

Cacto e vento

Muita gente tem dúvida se os cactos são resistentes ao vento ou não, mas o principal cuidado deve ser com os tombos que o cacto pode tomar por causa do vento forte. Os cactos com estruturas mais longas podem ser derrubados se não estiverem em locais estáveis e bem fixos, enquanto os cactos menores e os mini cactos dão conta do recado sem problemas!

Cultivar cacto na varanda

Esse tipo de pergunta é muito comum entre as pessoas que querem cultivar cactos em apartamentos. Se você tiver uma varanda que recebe muito sol, então você tem sim um ótimo lugar para cultivar o seu cacto.

Se você optar por cultivar as plantas em vasos, jamais coloque espécies de características diferentes juntas, por exemplo, um cacto que não precisa de muita rega e outra flor que precisa de rega constante. Uma das duas vai acabar morrendo, seja por causa do excesso ou falta de água!

Como regar cacto

Se você cultiva cacto ou suculenta, a regra é bem simples! Durante ou verão ou em dias bem quentes, você deve distribuir a água igualmente pelo vaso apenas uma vez por semana. Quando estiver no inverno, você deve regar a cada 15 dias.

Como adubar cactos?

Esse tipo de planta não precisa de cuidados especiais demais, mas é interessante colocar substrato para cacto de 6 em 6 meses. O mais indicado é utilizar compostos orgânicos como por exemplo, húmus de minhoca.

Vaso para cactos

Indiferente de qual escolher, o principal aspecto que deve ser observado é o seguinte: O vaso para cacto sempre deve ter furos na base, porque isso é muito importante para escoar o excesso de água depois da rega.

Se o vaso não for furado, certamente a planta vai ficar encharcada, fazendo com que a raiz do cacto apodreça. Outra dica importante é adicionar areia lavada e pedras no vaso do cacto, pois assim a umidade é mantida sem precisar de uma grande quantidade de água!

Assista o vídeo abaixo com ótimas dicas para quem quer cultivar cactos em apartamento.

Como cuidar de mini cactos?

Se você é apaixonado por flores bem pequenas, a sua planta deve ser um mini cacto! Os cuidados são bem dizer iguais, e os mini cactos têm um crescimento proporcional ao tamanho do vaso, ou seja, se optar por vasos maiores, a tendência é que ele cresça mais do que em vasos pequenos.

Espero que tenha gostado das dicas e que continue acompanhando as nossas dicas no Blog das Plantas! Aqui tem vários artigos mostrando como cultivar orquídeas, rosas, tulipas e várias outras flores lindas!