Conheça 5 tipos de orquídeas raras!

Sabemos que existem diversos tipos de orquídeas no mundo todo, mas afinal, quais são as famosas orquídeas raras? Quer ver foto de orquídea? Então se prepare, porque hoje o Blog das Plantas vai te apresentar 5 orquídeas raras, além de falar quais são as suas principais características.

Tipos de orquídeas

Talvez você nem saiba, mas as orquídeas são classificadas como plantas bem evoluídas! De acordo com os estudos, há vários tipos de orquídeas e esse número pode chegar a mais de 30 mil espécies, onde mais de 2 mil estão registradas só no Brasil.

Leia também

Obviamente estamos falando de uma flor que possui uma infinidade de tamanhos, cores e formas. É de se imaginar que algumas espécies são classificas como mais valiosas que as outras, e neste artigo vamos conhecer 5 tipos de orquídeas raras.

Orquídea Baunilha

É bem provável que você já tenha ouvido falar da baunilha, que é muito usada na culinária e até em alguns cosméticos. Será que essa baunilha é extraída de uma orquídea? A resposta é sim! Caso você não saiba, estamos falando de uma espécie de orquídea trepadeira que é nativa do México.

A orquídea baunilha pode medir até 10 metros de comprimento e até então, é a única espécie de orquídea capaz de produzir um fruto comestível pelo ser humano! Acredito que já deu para imaginar o porquê de ela ser considerada uma orquídea rara não é mesmo?

Este longo processo do cultivo da orquídea baunilha até conseguir as vagens que são curadas visando obter o produto final, requer muito cuidado. Portanto, por ter um papel importante na produção deste produto muito apreciado e valorizado no mercado, a orquídea baunilha é tão valiosa.

Quais são os tipos de orquídeas raras?

Orquídea Baunilha, um dos tipos de orquídeas raras

Orquídea Negra

Muitas pessoas nem imaginem, mas ao contrário do que parece, a cor da orquídea negra na verdade não é igual ao nome, porque essa orquídea tem um tom vermelho bem escuro. Isso não foi problema para essa linda flor ficar famosa, visto que ela é considerada por muitas pessoas, uma das orquídeas mais bonitas do mundo!

Para a sorte dos brasileiros, esse tipo de orquídea rara é uma espécie endêmica do Estado do Espírito Santo, ou seja, ela só existe aqui no Brasil e nesta região citada. A orquídea negra é encontrada em matas com altitude entre 600 e 700 metros.

Orquídeas mais raras, orquídeas exóticas

Orquídea Negra, um dos tipos de orquídeas raras

Orquídea Cattleya Elongata

Agora vamos falar de uma orquídea muito rara mesmo! Porém, com uma beleza única e simplesmente estonteante. Esse tipo de orquídea é rupícola, apresentando tons de cor avermelhado e rosado.

Essa orquídea rara é muito encontrada sobre as extensões de pedra das áreas ensolaradas na Chapada Diamantina. Portanto, aqui no Brasil está outra das mais lindas espécies que existem!

Orquídeas mais raras, orquídeas exóticas

Orquídea Cattleya Elongata, um dos tipos de orquídeas raras

Orquídea Stelis Duckei

Quer ver essa espécie no seu habitat natural? Então você vai precisar ir para o Nordeste do Brasil, mais precisamente no Ceará, porque estamos falando de uma espécie nativa da Serra de Maranguape!

Essa orquídea se desenvolve bem nos brejos de altitude elevadas, ou seja, características bem marcantes nas florestas úmidas dentro da Caatinga. Por sinal, essa é uma condição muito favorável para diversas espécies de flores da Mata Atlântica e da Amazônia.

Orquídeas mais raras, orquídeas exóticas

Orquídea Stelis Duckei, um dos tipos de orquídeas raras

Orquídea Acacallis

Essa orquídea tem uma característica diferenciada, por ser uma das espécies que possuem cor rosa-azulada. Mais um tipo raro, a orquídea Acacallis faz parte do seleto grupo de orquídeas da Amazônia, podendo ser encontrada também na Colômbia, Peru, Venezuela e Guiana.

Essa espécie sempre se desenvolve em locais com muita sombra, onde a área está inundada. Aqui temos uma característica bem específica, esse tipo de orquídea pode ficar submerso por um logo período, ainda bem né? Afinal, na Amazônia existe um longo período de chuvas, e os animais e plantas precisam se adaptar bem à essa condição.

Orquídeas mais raras, orquídeas exóticas

Orquídea Acacallis, um dos tipos de orquídeas raras

A origem das orquídeas raras sempre vem de locais bem específicos, e em muitos casos bastante restrito. Se pensar bem faz todo sentido, porque se ela fosse fácil de encontrar e cultivar, não justificaria o nome de orquídea rara não é mesmo?

Infelizmente várias orquídeas estão ameaçadas de extinção, porque o ser humano está destruindo o ambiente natural destas plantas. A exploração destas espécies sem autorização também é outro problema grave, mesmo sendo considerado um crime ambiental.

Portanto, tome cuidado ao comprar orquídeas na internet, pois quem está vendendo pode estar ajudando a acabar com esta espécie, visando apenas o lucro por estar comercializando uma espécie rara, com alto valor de mercado.

Obrigado pela leitura até aqui! Continue lendo os artigos do Blog das Plantas, pois tem várias dicas sobre o cultivo de flores e plantas diversas. Envie essas informações para outros apaixonados por orquídeas e nos ajude a divulgar essas dicas valiosas.