Cravo flor! Conheça os benefícios do cravo

Cravo flor, o que é? Talvez você tenha ouvido a música do cravo que brigou com a rosa, mas será que você sabe identificar a flor cravo? Neste artigo vamos te explicar tudo sobre a flor de cravo, trazendo as informações sobre a simbologia e origem.

Cravo flor: Origem

A for de cravo tem origem asiática e o seu nome científico é dianthus caryophyllus! O cravo é uma flor bem exótica que é muito citada na mitologia grega e na mitologia romana. Na cidade de Roma o cravo foi chamado de flor de Júpiter, justamente porque tem características parecidas com o deus do mesmo nome.

Leia também

O cravo flor pode ser encontrado em 4 cores principais, branca, vermelha, roxa e amarela, mas pode ser encontrada também em outras cores. Essa planta é uma excelente opção como presente, porque possui um ótimo perfume. O cravo teve o seu nome relacionado por um tempo à uma revolta histórica, que foi chamada de Revolução dos Cravos. Ela aconteceu em Portugal na década de 70.

Cravo flor, cores e significado

Cravo flor, como cultivar?

Cravo flor: Características

Como acabamos de dizer, o cravo tem um aroma bem peculiar e delicado! Exatamente por isso que é uma das flores mais usadas na fabricação de perfumes, incensos e óleos aromáticos.

A flor cravo tem pétalas em abundância e é um ótimo pesticida natural, porque o seu perfume ajuda a afastar a maioria dos insetos, que não conseguem tolerar o cheiro. Dependendo da situação, a flor de cravo serve inclusive como um ótimo repelente natural.

Como cultivar cravo flor?

O cultivo da flor de cravo acontece a partir da semente, e não é muito complicado! A principal coisa que você precisa saber é que essa planta deve ser cultivada em solo quente, bem adubado e não pode estar úmido demais.

Cravo flor: Simbologia

Na maior parte dos povos a flor cravo representa boa sorte, sendo amuleto para atrair bênçãos e conquistas. Talvez você não saiba, mas o cravo flor está presente na bandeira e em festivais de muitos países europeus.

Uma curiosidade aqui do Brasil, é que o cravo é uma das flores mais procuradas nas floriculturas, principalmente no dia das mães. De acordo com os relatos, aqui no Brasil o cravo tem uma boa relação com a figura materna.

As cores dos cravos também têm significados especiais! O cravo branco é o mais escolhido para homenagear as mães que já faleceram, e o cravo vermelho é a mais escolhida para homenagear as mães que ainda estão vivas.

Cravo flor: Cores

Se você quer demonstrar amor, respeito, gratidão e admiração por alguém que gosta de flores e plantas, o buquê de cravo é uma excelente opção!

Quando você ganhar um cravo ou quiser presentear alguém com um cravo, essas dicas simples e importantes vão te ajudar a saber o significado deste gesto! Se quiser aprender ainda mais sobre a flor de cravo, assista o vídeo abaixo que deixamos de sugestão.

Aqui no Blog das Plantas temos vários artigos sobre flores e plantas! Continue acessando o site para aprender mais sobre tulipas, rosas, cactos, orquídeas e muito mais. Se tiver gostado destas dicas, compartilhe este artigo em suas redes sociais, e convide outros amantes de plantas para conhecer o site.