Cuidados com a roseira! Como cultivar rosa vermelha

Rosa vermelha, rosa amarela, rosa branca, como conhecer cada tipo de roseira? O Blog das Plantas trouxe esse artigo com as principais espécies de rosas. Para quem ama cultivar rosas, temos várias dicas interessantes aqui no site, vale a pena continuar conferindo tudo!

Como cultivar rosas

Quando escolher uma espécie de rosa para plantar, você deve observar uma série de fatores importantes. Na sequência vamos explicar quais são as características das principais espécies de roseiras.

Rosas arbustivas

Esse tipo de roseira pode chegar a mais de 2 metros de altura, sendo uma espécie que pode ter floração durante todo o ano. Essa espécie de rosa costuma se desenvolver isoladamente ou em pequenos grupos, podendo ser plantada em cercas.

Leia também

Como podar roseira?

Conheça a origem e quais são as espécies de roseiras!

Rosas bravas

Essa espécie se desenvolveu naturalmente na natureza, sendo uma planta típica das zonas climáticas temperadas e também das subtropicais do hemisfério norte. Caso você não saiba, as roseiras bravas legítimas conseguem sobreviver mesmo durante o inverno rigoroso.

A rosa desta espécie floresce uma vez por ano e durante o outono. Se você tiver esse tipo de roseira no jardim, elas podem ser cultivadas tanto como trepadeiras quanto como arbustos. Bem diferente das demais espécies de rosa, as flores da roseira brava têm apenas cinco pétalas. Portanto, para muitas pessoas isso se torna um charme a mais para esse tipo de rosa.

Rosas trepadeiras

Essa espécie pode ser distinguida pela forma de crescimento e também pelas flores.

Rosas de canteiro

Essa espécie possui flores enormes que desabrocham com boa frequência! Essas roseiras têm hastes longas e eretas, repletas de flores de pétalas simples ou dobradas. Quando estas roseiras estão nos jardins, elas devem ser cultivas em pequenos grupos.

Roseiras miniaturas

O tamanho máximo dessa espécie é de aproximadamente 30 centímetros de altura. A mini roseira oferece floração contínua que se desenvolve com pequenos arbustos. Se for cultivar as roseiras miniaturas no jardim, você deve escolher um local com boa iluminação.

Rosas rugosas

Essa espécie varia bastante no crescimento! A roseira rugosa pode ser totalmente rastejante ou até mesmo arqueada ereta com até 2 metros de altura. A rosa rugosa floresce em cachos uma única vez por ano, mas em alguns casos raros ela pode florescer de maneira contínua.

Rosas: Características

Se quiser continuar aprendendo sobre as roseiras, assista este vídeo abaixo que deixamos de sugestão, pois certamente vai ter muitas dicas interessantes!

Aqui no Blog das Plantas tem vários artigos ensinando como plantar rosas e como cultivar as rosas vermelhas! Então, continue lendo as nossas publicações para aprender ainda mais sobre as flores e plantas.