Flor de lótus, tatuagem, significado e origem!

Como pensar em um mundo sem flores e plantas? Se é possível cultivar flores em apartamento, imagine a natureza sem essas maravilhas? Neste artigo do Blog das Plantas você vai conhecer todos os detalhes e características da linda flor de lótus! Você sabe qual o significado da flor de lótus? Além de ser uma planta bonita, existe algo tão especial nessa espécie? Por que tanta gente faz tatuagem de flor de lótus? Chegou a hora de conhecer essas respostas!

Leia também

Origem da flor de lótus

De acordo com vários estudos, o significado da flor de lótus para o povo oriental é símbolo de pureza espiritual profunda. E caso você não saiba, essa planta também é chamada por Lótus Egípcio, Lótus da Índia ou também por Lótus Sagrada.

Essa planta tem uma característica muito interessante! A flor de lótus é classificada com uma planta aquática, ou seja, ela floresce por cima da água e durante a noite acontece algo muito incrível, as suas pétalas se fecham e a flor fica submersa.

Assim que surgem os primeiros raios de sol do novo dia, a flor de lótus reaparece sobre a água e as suas pétalas se abrem novamente. São coisas assim que fazem a natureza ser tão incrível e admirável.

Flor de lótus tatuagem

Conheça o significado da flor de lótus, e entenda a mística por trás das suas cores!

No caso da literatura clássica asiática, o significado da flor de lótus é mais variado, por exemplo:

Flor de lótus significado

A explicação do significado da flor de lótus se inicia pela raiz da planta, que como falamos estão submersas. As raízes da flor de lótus geralmente estão fixadas no fundo dos lagos e vão subindo até a superfície, que é onde a planta floresce.

Grande parte do simbolismo envolvendo a flor de lótus vem exatamente desta capacidade de atravessar este caminho para florescer. E convenhamos, uma tatuagem de flor de lótus tem um charme incrível não é mesmo?

Se você estiver no Egito vai notar facilmente que por lá, a flor de lótus significa o nascimento e o renascimento, justamente por causa deste movimento de fechar e abrir as pétalas acompanhando o nascer e pôr do sol.

Sementes da flor de lótus

De acordo com os registros históricos, os faraós egípcios idolatravam a flor de lótus, pois acreditavam que a planta possuía características sagradas e mágicas. Sabe a razão disso? As sementes da flor de lótus conseguem ficar cerca de 5 mil anos sem água, esperando a condição ideal para germinar.

Outra característica impressionante da flor de lótus, é que essa planta consegue controlar a própria temperatura, mantendo-a sempre na condição ideal para o seu desenvolvimento e florescimento.

Flor de lótus tatuagem

Acredito que você já tenha visto alguma tatuagem de flor de lótus, e isso não é apenas coincidência! Essa tatuagem geralmente é escolhida por pessoas que conseguiram passar por alguma fase muito difícil, e como a planta é associada às qualidades femininas, é muito raro você ver flor de lótus tatuada em homens.

Cores da flor de lótus

Normalmente a flor de lótus é representada em desenhos de mandalas com oito pétalas, simbolizando assim uma harmonia cósmica. Algumas cores tem simbologia importante, por exemplo, a flor de lótus amarela, flor de lótus vermelha, flor de lótus branca e a flor de lótus azul.

Flor de lótus branca

A flor de lótus branca representa mente, espírito e corpo puro. Então, essa planta é considerada como um símbolo sagrado para várias culturas.

Flor de lótus amarela

A flor de lótus amarela representa o luxo e a parte intelectual da mente.

Flor de lótus azul

A flor de lótus azul é a que mais tem significados, podendo variar de acordo com a cultura das regiões. Confira abaixo os possíveis significados da flor de lótus azul!

Flor de lótus vermelha

Como já era de se imaginar, a cor vermelha tem a ver com a vaidade. A flor de lótus vermelha geralmente representa a beleza, paixão e a entrega do coração.

Yoga e flor de lótus

Você talvez não saiba, mais existe inclusive uma posição da Yoga que se chama Flor de Lótus, visando destacar principalmente o autoconhecimento da pureza do espírito.

Quer saber mais dicas interessantes sobre a flor de lótus, basta assistir este vídeo que deixamos de sugestão. Tem informações bem legal, vale a pena assistir.

Gostou de conhecer mais sobre essa planta? Compartilhe este artigo com os seus amigos e familiares, principalmente se souber de alguém que tenha tatuagem de flor de lótus.

Queremos aproveitar para te convidar para continuar lendo os nossos artigos. Temos várias dicas sobre flores e plantas diversas.