Flor de uvaia, saiba como cuidar de muda de uvaia!

Como plantar uvaia? Quais são os segredos para cuidar da muda de uvaia? Se você está procurando dicas sobre a flor de uvaia, fique atento, porque vamos te explicar todos os detalhes sobre o pé de uvaia, mostrando várias dicas de como cuidar desta árvore.

A uvaia também é popularmente conhecida como ubaia e uvaieira! Ela é uma representante da família Myrtaceae, que é umas das famílias de espécies frutíferas no Brasil.

A árvore de uvaia é nativa da Mata Atlântica, sendo mais comum nas regiões sul e sudeste. A uvaia é muitos saborosa e o gosto lembra muito a uva, mas é um pouco mais azeda segundo os relatos!

Leia também

A flor de uvaia geralmente floresce entre os meses de agosto e setembro, mas na região do extremo sul, o florescimento normalmente acontece entre novembro e dezembro. Os frutos iniciam a sua maturação mais ou menos em setembro, prolongando-se até janeiro.

Como plantar uvaia?

Veja como cuidar de muda de uvaia!

Uvaia produz em quanto tempo?

Podemos dizer que a primeira frutificação pode acontecer entre 1 e 2 anos, mas neste caso é considerada uma frutificação precoce! Sendo assim, os especialistas indicam que a frutificação natural geralmente acontece a partir dos 2 anos.

Como plantar uvaia?

Cuidando corretamente da muda da uvaia, você certamente vai ter uma árvore de uvaia maravilhosa. Na sequência do artigo, vamos deixar todas as dicas para fazer o cultivo da forma correta.

Solo

Deve ter uma boa umidade, além de ser rico em esterco curtido e/ou húmus. Dentre todos as escolhas de tipos de solos, os argilosos devem ser evitados, apesar da planta conseguir germinar até nestas condições que estão longe das ideais.

Semente

Você deve colher a semente de uvaia quando o fruto estiver bem maduro, se possível optando pelos frutos que já estiverem caídos no chão. Em seguida você deve despolpar, aproveitando para degustar a saborosa fruta, depois é só plantar a semente no vaso. Quando ela alcançar uma altura de aproximadamente 50 centímetros, você pode plantá-la no local definitivo.

Germinação

Com o solo preparado corretamente e a semente de uvaia devidamente plantada, a germinação acontece entre 40 a 60 dias após o plantio. Diversos estudos mostram que mesmo com a semente mais fraca, a germinação ainda acontece, mas pode demorar um pouco mais!

Crescimento

Cultivada em meia sombra, o crescimento da árvore de uvaia é moderado, podendo demorar até 2 anos para atingir o primeiro metro. Por falar em altura, ela pode medir entre 5 e 15 metros. Justamente por não ter uma altura muito gigante, essa é uma boa opção para plantar no quintal. O pé de uvaia não tem raízes que podem prejudicar a estrutura da casa.

Ainda sobre as características desta espécie, as folhas da uvaia são pequenas e elípticas, ou seja, elas são mais largas na parte central. Outra vantagem enorme de plantar uvaia é que esta espécie tem folhas aromáticas, e a flor de uvaia é branca com um cabinho axilar que sustenta a flor. O tronco da árvore de uvaia descama e tem um tom alaranjado ou avermelhado.

Fruta

A uvaia é riquíssima em Vitamina C, podendo ser consumida de diversas formas, por exemplo:

Como já falamos, a uvaia é uma furta muito gostosa e suculenta! Além disso, ela também é muito bonita, com cores que podem variar entre o amarelo e o laranja. Na sua parte externa da casca há vários pelinhos, que deixam a fruta com um aspecto aveludado e bem macio.

Se quiser aprender ainda mais sobre a uvaia e os cuidados na hora de cultivar, vamos deixar uma ótima sugestão de vídeo a seguir!

Obrigado pela leitura até aqui e antes de sair, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para nos ajudar na divulgação. Continue acompanhando as outras publicações do Blog das Plantas, para continuar aprendendo sobre as flores e plantas.