Girassol, qual o significado deste nome?

Você já se perguntou o porquê do nome girassol? Estamos falando da planta que sempre chamou bastante atenção por causa da sua cor forte e uma beleza estonteante! Neste artigo, o Blog das Plantas vai te falar várias curiosidades envolvendo a flor de girassol.

A primeira grande surpresa é que o Helianthus Annuus conhecido popularmente como girassol, é uma flor que pode ter de 100 a oito mil flores inseridas em um caule longo, robusto e achatado.

Leia também

O girassol é originário da América do Norte, podendo medir até 3 metros de altura! O seu sucesso é tão grande, que atualmente são cultivados quase 20 milhões de hectares de girassóis em todos os continentes.

Aqui no território brasileiro, os especialistas apontam cerca de 70 mil hectares, sendo que a maior parte se encontra nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás.

Conheça as curiosidades sobre a flor de girassol

Saiba porque o girassol tem este nome?

Flor de girassol

Muita gente chama de pétalas a parte amarela da flor, porém, o certo é dizer que são flores femininas periféricas, e a parte central mais escura é composta por muitas flores bissexuais.

A planta girassol tem uma excelente importância econômica por diversos fatores! Bastante conhecida pelo seu valor ornamental, pouca gente sabe, mas quase todas as partes do girassol são aproveitáveis.

Você já ouviu falar do óleo de girassol? Pois é, este óleo é extraído das sementes do girassol, possuindo um ótimo valor nutricional. Outra curiosidade importante, é que ele também faz parte da produção de biodiesel.

Outra função importante do girassol é a sua associação com a apicultura. Para você ter ideia, a produção atual de mel é de 20 a 30 quilos por hectare de girassol.

Em uma visão resumida, cada tonelada de grão de girassol pode gerar aproximadamente 400 quilos de óleo, 250 quilos de casca e cerca de 350 quilos de torta. Os dois últimos são bastante usados na produção de ração, além de outras fontes de proteína.

Não acabou por aí! Acredite se quiser, mas as hastes da planta as vezes são usadas na fabricação de material para isolamento acústico e alguns tipos de adubos de ótima qualidade!

Por que se chama girassol?

Sim pessoal, essa planta acompanha o movimento do sol, em especial durante todo o período de floração. Essa movimentação é chamada de heliotropismo. Caso você não saiba, tropismo é o nome dado para todo movimento que uma planta faz em direção a algum estímulo, que neste caso é a luz solar.

Este estímulo acontece como uma incrível resposta fisiológica do hormônio vegetal chamado auxina, que é responsável por regular o fototropismo, que nada mais é do que o movimento que visa otimizar a absorção de luz para a fotossíntese.

No caso do girassol o caule pode girar bastante, atingindo mais de 90 graus em direção ao oeste. Se você observar bem, as folhas que normalmente estão caídas no início do dia, ficam cada vez mais eretas, atingindo o seu ápice durante o meio-dia, voltando lentamente à posição inicial ao entardecer.

Neste vídeo abaixo você pode ver o momento incrível do desabrochar da flor de girassol. É tão fascinante que as vezes falta palavra para descrever um feito tão lindo da natureza, vale muito a pena assistir!

Aqui no Blog das Plantas já ensinamos como plantar girassol e como cultivar girassol corretamente. Vale muito a pena ter lindos girassóis em casa, e se você ainda tem dúvida disso, basta olhar as fotos de girassol disponíveis na internet.