Mini cactos com flores! Cuidados especiais

Eu amo flores, eu amo plantas, mas não tenho espaço em casa! Se algum dia você já disse essa frase, saiba que este artigo pode te ajudar no seu sonho de ter uma plantinha. Você já ouviu falar de mini cactos? Sabia que tem como cultivar mini cactos em apartamentos ou casas com pouco espaço? Confira todas as dicas para aprender como cuidar de mini cactos!

O que são mini cactos?

Muito conhecido entre as pessoas com pouco tempo disponível na rotina diária, os mini cactos que são lindíssimos e surgem como uma excelente opção para quem gosta de planta, mas não tem espaço para ter um jardim em casa.

Leia também

Além de precisar de pouco cuidado igual aos outros tipos de cactos, esses pequeninos são fofinhos demais, e mesmo com pouco tamanho conseguem deixar o ambiente muito mais lindo!

Saiba que existem muitos tipos de mini cactos. Então você vai encontrar cactos com espinhos ou não, cactos com flores ou não, além de muitos formatos variados, ou seja, certamente um deles vai te agradar! Nesta imagem abaixo, é possível ver algumas uma destas espécies de cactos pequeninos.

Mini cactos com flores

Aprenda como cuidar de mini cactos

Como cuidar de mini cactos?

Assim como as suculentas, os mini cactos conseguem se adaptar facilmente em ambientes bem quentes e secos. Ao contrário da maior parte das flores, os cactos não precisam de tantos cuidados para se desenvolverem fortes e saudáveis, mesmo nestas condições.

Essas espécies possuem uma incrível capacidade de armazenamento de água, podendo com isso, tolerar mais calor sem enfraquecer. Como os cactos são plantas nativas do deserto, elas conseguem sobreviver em situações que outras plantas certamente não sobreviveriam.

Vasos para mini cactos

Como são plantinhas pequenas, o ideal é usar vasos pequenos, algo que acaba sendo o mais importante para quem mora em locais bem apertados. Entenda que se você cultivar mini cactos em vasos grandes, existe uma enorme chance de que o seu crescimento seja prejudicado.

Local para mini cactos

Sempre mantenha a plantinha em um lugar que seja bem iluminado e com ótima ventilação! Não é porque eles suportam condições adversas, que você pode deixá-los em locais fechados e sem boa circulação de ar.

Para que essa planta cresça adequadamente, a luz solar é indispensável! Os cactos se desenvolvem sim em locais sem luz solar direta, mas eles sempre vão estar mais fracos do que os outros que estão sendo cultivados nas condições ambientais ideais.

Na sua casa ou apartamento o melhor local é próximo da janela, mas tenha atenção para que não seja um local com ventos muitos fortes! Durante a noite, você pode colocar o vasinho com cacto em qualquer local da casa, visando deixar a decoração incrível e agradável.

Solo para mini cactos

O segrego é que sempre tenha uma ótima drenagem! O solo para suculentas e cactos precisa oferecer uma boa umidade, mas na medida certa, e como o cacto armazena muita água, o solo não precisa ficar muito molhado.

Então, para ajudar na manutenção da umidade, mas sem deixar o solo encharcado, o indicado é usar pedrinhas como primeira camada e depois a terra. Esse cuidado com excesso da umidade é crucial para o bom desenvolvimento do mini cacto, porque senão, o apodrecimento das suas raízes será inevitável, e isso vai acabar com a saúde da sua plantinha.

Como regar mini cactos?

Molhe sempre com uma pequena quantidade de água! O ideal é regar apenas uma vez por semana em épocas mais frias e duas vezes semanais em estações mais quentes. Como o clima varia muito de região para região, essa quantidade deve ser bem flexível.

É preciso saber quando a terra está seca, mas se você observar a penas a parte de cima, certamente vai molhar demais e deixar a raiz encharcada. Porém, nunca espere a terra ficar totalmente seca, porque isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento do cacto, principalmente se for cactos com flores!

Sendo assim, uma dica de ouro é fazer o teste do palito, que consiste em enfiar um palito na terra e observar pela umidade, qual é a quantidade de terra molhada. Se não tiver palito de picolé em casa, você pode fazer este mesmo teste com o seu dedo.

Esperamos que tenham gostado de mais um artigo aqui do Blog das Plantas. Queremos pedir para divulgar essas informações nas suas redes sociais, e convidar outros apaixonados por plantas para conhecer o nosso site!