O que são orquídeas híbridas? Quais as características deste tipo de orquídea?

Mais um artigo sobre orquídeas aqui no Blog das Plantas! E desta vez vamos falar sobre as incríveis orquídeas híbridas. Chegou a hora de aprender o que são orquídeas híbridas e como elas são geradas.

O que é orquídea híbrida?

Você sabia que é possível cruzar orquídeas diferentes? Pois é, são através destes cruzamentos que são criados os novos tipos de orquídeas, que são as famosas orquídeas híbridas! Isso também explica porque existem tantas espécies de orquídeas ao redor do mundo.

Ao contrário do que estão pensando, o cruzamento de duas espécies diferentes não pode ser feito exclusivamente pela mão humana. Portanto, estamos falando de uma incrível obra da natureza!

Leia também

Uma curiosidade incrível é que várias orquídeas híbridas possuem valores altíssimos, dignos de orquídeas raras! Como as novas flores acabam se tornando novidade, algumas são tão bonitas que possuem um bom valor de mercado.

O que é orquídea híbrida

Saiba como são feitas as orquídeas híbridas!

Fertilização das orquídeas

Como você já aprendeu, a orquídea híbrida é o resultado das características das duas orquídeas genitoras. Portanto, a imprevisibilidade nas cores, listras ou manchas faz com que uma nova orquídea híbrida seja tão aguardada como se fosse um presente especial.

Claro que as orquídeas que ficam famosas são as que têm um bom resultado, mas saiba que existem inúmeras espécies que não ficaram esteticamente tão bonitas. Entretanto, quando a fertilização é um sucesso, os tubos afilados se projetam da coluna em direção ao ovário da planta, que incha e acaba formando uma cápsula de sementes que vai gerar a nova orquídea

A formação da nova orquídea pode demorar vários meses! Tudo depende de como as sementes vão amadurecer, e é aqui que entra a mão humana, que deve reunir as sementes prontas e colocá-las em um frasco esterilizado com nutrientes.

Se o processo der certo e as sementes germinarem, você vai notar que em pouco tempo algumas orquídeas bem pequenas vão aparecer. Depois de alguns meses, as novas mudas podem ser removidas e replantadas em um vaso para orquídea.

O assunto orquídea híbrida é bem vasto, justamente pela enorme quantidade de cruzamentos que existem. Pois bem, se quiser aprender mais sobre esse tipo de orquídea, vamos deixar um ótimo vídeo que vale a pena assistir.

Uma nova espécie de orquídea pode demorar vários anos para florir, mas para os amantes de flores e plantas essa espera é muito prazerosa! Continue acompanhando os nossos artigos para aprender mais sobre rosas, cactos, tulipas e várias outras plantas.