Óleo essencial de lavanda e outros benefícios desta planta!

Recentemente fizemos um artigo aqui no Blog das Plantas ensinando como plantar lavanda! Recebemos várias perguntas querendo saber sobre os benefícios da lavanda, pedindo para explicar sobre o óleo essencial de lavanda e muito mais. Então, vamos conhecer o que essa planta tem de tão atrativo!

O que é lavanda?

Desde a Grécia antiga a lavanda é considerada um símbolo de bem-estar, beleza e saúde. É verdade que a lavanda pode melhorar sua vida? Bastante conhecida por ter um perfume maravilhoso, essa planta conta com propriedades extraordinárias, sendo que algumas delas ainda são desconhecidas pela maior parte das pessoas.

Benefícios da lavanda

Agora chegou o momento de saber quais são os incríveis benefícios que a lavanda pode trazer para o seu dia a dia.

Lavanda flor, lavanda planta, tudo sobre a lavanda

Conheça os benefícios da lavanda

Calmante

Essa planta conta com propriedades relaxantes que podem te ajudar a baixar a pressão arterial, além de melhorar a função cardíaca. Esses fatores são importantes para deixar o corpo menos tenso! Use aromatizador para pulverizar a essência de lavanda no ambiente, e logo você vai perceber várias mudanças nos suas emoções e no ritmo corporal.

Combate a insônia

Para muitos, a lavanda serve como um alívio para dormir. Diversas pessoas relatam que trocaram remédios pesadíssimos e os seus efeitos colaterais, justamente depois de conhecer os benefícios da lavanda. O óleo essencial de lavanda faz bem para o sistema nervoso, facilitando o sono de boa qualidade. A dica é pingar uma simples gota do óleo de lavanda no seu travesseiro antes de dormir!

Cicatrizante

Sabia que a lavanda tem poder bactericida, cicatrizante e antisséptico? Informações importantes confirmam a eficiência do óleo de lavanda para limpar e cura feridas, além de queimaduras leves, micoses, herpes, acne e até mesmo picada de inseto. Portanto, basta usar uma ou duas gotas de óleo essencial de lavanda sobre a pele da região ferida.

Problemas respiratórios

A lavanda também pode ajudar a combater diversos problemas respiratórios, servindo para aliviar bronquite, gripe, asma, tosse e congestão nasal. Para isso basta colocar 3 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bacia com água quente, e em seguida inalar o vapor.

Insolação

Sabe quando você toma muito sol e a pele fica ardendo bastante? Pois é, a lavanda pode ajudar a aliviar este problema, reduzindo consideravelmente essa ardência. Você só precisa borrifar um pouco de água com gotas de óleo de lavanda na área afetada pela insolação. Se o problema for no rosto, você pode usar a máscara facial de lavanda!

Melhorar o ambiente

O astral da sua casa pode melhorar bastante com o aroma da lavanda. Essa sensação de contato com a natureza, oferece um clima de tranquilidade que serve para reduzir a ansiedade, o estresse e combater a depressão. Para este benefício, você pode usar a essência de lavanda, o aromatizador de lavanda, ou até mesmo cultivar a planta, que servirá inclusive para deixar o local mais bonito!

Massagem

A lavanda também pode ser a sua aliada na hora de fazer massagens, deixando este momento muito mais relaxante. A suas propriedades relaxantes podem reduzir bastante a tensão muscular, servindo inclusive como hidratante corporal. Sendo assim, temos mais uma utilidade para o seu fantástico óleo essencial de lavanda.

Perfume

Sem dúvidas um dos maiores atrativos da lavanda é o seu incrível aroma! A lavanda é usada inclusive em várias situações românticas especiais, agradando homens e mulheres. Talvez você não saiba, mas existem perfumes de lavanda e já adianto, é magnifico!

Você percebeu que a maior parte destes benefícios vem do famoso óleo essencial de lavanda? Agora vem uma curiosidade impressionante, para obter apenas 1 litro desse óleo, são necessários aproximadamente 500 quilos de lavanda!

Preste bastante atenção quando for comprar qualquer produto de lavanda! Vários anúncios indicam a essência de lavanda, ou seja, eles não são necessariamente feitos com lavanda, pois existem alguns que são fabricados com substâncias químicas que imitam este aroma da planta. Sendo assim, tente sempre optar pelos produtos fabricados a partir do óleo essencial.

Gostou das dicas? Quer nos ajudar? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, e convide outros apaixonados por flores para conhecer o Blog das Plantas.