Orquídea negra faz parte das orquídeas raras?

Aqui no Blog das Plantas tem vários artigos explicando como cultivar orquídeas, desde orquídeas raras, até as mais comuns! Hoje vamos falar de uma linda orquídea, explicando qual é a forma certa de cuidar da orquídea negra, que é muito encontrada no estado do Espírito Santo.

Orquídea negra: Curiosidades

O nome orquídea negra foi escolhido por uma banda australiana de gothic metal. Também foi escolhido para nomear uma HQ britânica criada por Neil Gaiman e Dave McKean. E tem curiosidades relacionadas inclusive ao Brasil, porque que orquídea negra foi o nome de um dos discos do cantor Zé Ramalho!

Leia também

Como cultivar orquídea negra?

Entre os tipos de orquídeas, esta espécie é sim uma orquídea exótica, mas é uma das mais simples de cultivar! Ela possui uma flor bem pequena, que atinge cerca de 1,5 centímetros, ficando a maior parte do tempo escondida entre a folhagem. Apesar das flores lindas, a floração desta orquídea dura apenas poucos dias, mas o lado bom é que floresce várias vezes no ano.

Essa espécie deve ser cultivada em lugares sombreados e muito úmidos, mas nunca deve haver água parada nas raízes! Sendo assim, a forma mais adequada de cultivar orquídea negra é no vaso de barro furado, utilizando uma camada de pedras, isopor e/ou cacos de telha no fundo, justamente para que não haja acúmulo de água.

Para adubar orquídea você deve usar sempre o adubo correto, e no caso desta espécie, o mais indicado é a mistura de casca de pinus e pedaços de carvão. Atenção, se na sua região ventar muito, utilize um pouco de esfagno perto das raízes, para oferecer um pouco mais de sustentação.

Como cultivar orquídeas

Saiba tudo sobre a orquídea negra

Como cultivar orquídea em casa?

É possível cultivar orquídea negra em casa, mas para isso você vai precisar de alguns cuidados especiais! Como essa espécie tem pseudobulbos bem pequenos, ela não consegue armazenar tantos nutrientes quanto outros tipos de orquídeas.

Portanto, para cultivar orquídeas em casas ou apartamentos, é importante uma adubação semanal. Para isso, o indicado é usar NPK 20-20-20!

Quando está na natureza, a orquídea negra se fixa em árvores ou restos de galhos, que junto das folhas e outros materiais orgânicos, oferecem os nutrientes fundamentais para a saúde da orquídea.

Ao encontrar a orquídea negra na natureza, tenha bastante cuidado onde vai colocar as mãos, pois essa planta pode abrigar aranhas, cobras, lagartos e até mesmo escorpiões.

Orquídea Bambu: Características

Para te ajudar a aprender ainda mais sobre o cultivo das flores e plantas, sempre deixamos um vídeo sobre o tema. Sendo assim, assista os vídeos e pegue cada vez mais dicas para deixar as suas flores bonitas e saudáveis!

Gostou deste artigo? Compartilhe com outros apaixonados por flores! Se quiser continuar aprendendo sobre o cultivo das orquídeas, tem muitos artigos aqui no Blog das Plantas com informações sobre adubação, além de dicas para cuidar de rosa, tulipa, bromélia e muito mais.