Quais são os principais tipos de bromélia?

Você sabe diferenciar os vários tipos de bromélia? Neste artigo o Blog das Plantas vai mostrar as características de cada tipo, mostrando as principais informações para quem quer aprender como cuidar de bromélias.

Bromélias: Características

Existem diversas espécies de bromélia, que é uma planta tropical. Ela é facilmente reconhecida por causa do agrupamento das suas folhas e pelo o seu visual bem exótico. As bromélias são bem populares em ornamentação de jardins e canteiros, mas também podem ser cultivadas em vasos dentro das casas e apartamentos, ou seja, é uma ótima opção para decorar os ambientes internos.

Como cuidar de bromélias

Podemos resumir os cuidados em 10 pontos importantes! Como falamos, existem vários tipos de bromélias, mas no geral os cuidados são bem semelhantes. Leia atentamente cada ponto abaixo.

Bromélia tipos e cuidados importantes.

Conheça os principais tipos de bromélia e saiba como cultivar!

Regar

Regar sempre que a terra não estiver mais úmida, ou seja, a frequência vai ser diferente em regiões quentes ou frias. Na hora de regar você deve molhar a parte central da planta e borrifar água nas suas folhas nos dias bem quentes.

Luminosidade

Como são vários tipos de orquídeas, você deve observar a folham da planta! Quanto mais escura são as folhas, maior deve ser a intensidade de luz solar. Normalmente as espécies podem ser cultivadas onde o sol não bate diretamente na planta nos horários mais quentes.

Vaso

Sempre que você escolher cultivar bromélia no vaso, o aconselhado é optar pelos vasos mais adequados para plantar bromélia, que são os vasos de barro ou cerâmica. Estes tipos de vasos garantem uma boa estabilidade da planta e conserva o substrato sempre úmido.

Substrato

Esse é um item importante para cultivar bromélias, porque essa planta precisa de um bom substrato, que deve ser bem leve e menos compactado. O mais indicado é adicionar cascas de pinus e fibra de coco ao solo preparado.

Adubação

Para que a planta cresça forte e saudável você deve oferecer a adubação correta! O indicado é adubar a planta a cada 15 dias, usando um NPK 4-14-8, adubo foliar ou algum produto específico para bromélias.

Temperatura

A bromélia é uma planta tropical que gosta de calor e umidade. Sendo assim, o indicado é cultivar a bromélia em ambientes com boa ventilação e com temperatura variando entre 15° e 25°C.

Pragas e fungos

Essas plantas são muito sensíveis para inseticidas e fungicidas, evite ao máximo usá-los. Se precisar combater as cochonilhas, pulgões ou demais pragas, você pode usar fumo diluído em água. Em caso de fungos, o indicado é lavar cuidadosamente as folhas com água e sabão de coco.

Dengue

É sempre importante evitar os riscos de proliferação da dengue. Então, sempre adicione um pouco de pó de café na sua roseta central. O uso de pratinhos nos vasos é contraindicado também por este motivo.

Floração

Normalmente as bromélias florescem apenas uma vez, e isso acontece apenas quando elas atingem o estado adulto. Depois da primeira floração, as bromélias desenvolvem brotos em suas laterais, justamente para o nascimento de novas plantas.

Poda

As bromélias não precisam ser podadas e basicamente necessitam de pouca manutenção. Você deve apenas remover as folhas secas ou danificadas.

Tipos de bromélias

Seguindo todas as orientações citadas você vai conseguir cuidar facilmente das bromélias. É importante compreender que você deve adaptar alguns cuidados de acordo com a sua região, principalmente relacionado com o clima.

Cultivar bromélias no sol

Primeiro vamos falar das espécies de bromélias que devem ser cultivadas em sol pleno, sendo uma ótima opção para embelezar o seu jardim.

Bromélia imperial

Essa planta tem uma folhagem com vários tons de roxo, vermelho e verde. Ela pode ser cultivada tanto em vasos isoladamente, quanto em grupos no jardim.

Bromélia abacaxi ornamental

Essa planta é muito resistente e tem uma aparência rústica. Como o seu nome sugere, as folhas e frutos são ornamentais, sendo que este tipo de bromélia tem folhagem longa, arqueada, com tons vermelho e verde.

Bromélia caraguatá-do-mato

Essa planta tem folhagem longa, estreita com tons verde escuro e cheia de espinhos espaçados em suas bordas. Em alguns casos, essa planta pode adquirir um tom laranja forte e vibrante. Este tipo de bromélia produz alguns frutos comestíveis que se desenvolvem em bagas ovais de cor laranja.

Bromélia Neoregélia

A maior parte tolera bem a exposição direta ao sol pela manhã. Essa planta tem folhagem larga, brilhante e com cores bem variadas! Essa bromélia pode ser cultivada em vasos, jardins e até mesmo amarrada em troncos ou muros.

Bromélia porto-seguro

Essa planta tem folhagem fina e com cor bem vibrante. Quando essa bromélia é cultivada em sol pleno, ela desenvolve um tom amarelo e laranja. Quando ela é cultivada na sombra, ela desenvolve tons verde claro. Este tipo de bromélia tem flores bem pequenas amarelas e vermelhas.

Cultivar bromélias na sombra

Agora vamos falar das espécies de bromélias que devem ser cultivadas em locais com sombra, sendo uma ótima opção para embelezar o seu jardim ou até mesmo a sua casa e apartamento.

Bromélia aequimea

Essa planta tem folhagem rígida, com manchas esbranquiçadas e uma coloração rosada. Este tipo de bromélia se desenvolve bem em vasos, sendo uma boa opção para decorar ambientes internos.

Bromélia guzmania

Essa planta tem folhagem com tom verde claro e uma textura macia. Em alguns casos ela desenvolve tons vermelho, amarelo, branco ou rosa. Este tipo de bromélia deve ser cultivado em locais bem iluminados mesmo não ficando em exposição direta ao sol.

Bromélia zebra

Essa planta tem folhagem verde com listras brancas, além de alguns tons vermelho e amarelo. Este tipo de bromélia tem uma textura bem diferente das demais.

Bromélia vriésia

Essa planta tem folhagem verde ou avermelhadas sem espinhos. A floração deste tipo de bromélia tem um formato espigado ou achatado, com coloração amarela, laranja ou vermelha.

No vídeo abaixo você pode conferir mais dicas sobre a forma correta de cultivar bromélias, vale muito a pena assistir!

Continue conferindo as dicas do Blog das Plantas, são muitas dicas te ensinando com cuidar das flores e plantas de várias espécies! Temos artigos sobre rosas, cactos, orquídeas e muito mais!