Qual o melhor adubo para orquídeas? Veja como adubar a sua planta!

Você sabe qual é o melhor adubo para orquídeas? Conhece os adubos caseiros para orquídea? Neste artigo o Blog das plantas vai falar como cultivar orquídeas da forma correta, focando principalmente na adubação da planta!

Adubo para orquídeas

Não é novidade que as plantas precisam de nutrientes para se desenvolver, inclusive tem um artigo aqui no site falando dos nutrientes essenciais para orquídeas. Porém, apesar de todo mundo já ter ouvido falar de adubo, poucas pessoas sabem realmente qual o melhor adubo para orquídeas.

Caso você não saiba, as orquídeas absorvem os nutrientes através das folhas e também das raízes. Apesar do substrato conter diversos nutrientes importantes, a planta ainda sim vai precisar de adubação para apresentar um desenvolvimento melhor.

Como cultivar orquídeas escolhendo o adubo para plantas certo

Aprenda como escolher o melhor adubo para orquídeas!

Como escolher adubo para plantas?

No caso das orquídeas você tem 3 opções de adubos que são, adubo orgânico, adubo químico e adubo misto. Na sequência do artigo vamos explicar melhor sobre as opções de adubação dentro de cada um destes tipos.

Orquídea: Adubo químico

Todo mundo deve imaginar que a adubação química faz um efeito muito mais rápido na planta, mas é preciso tomar cuidado porque uma dosagem errada pode matar a orquídea.

É importante dar um destaque para o adubo 20-20-20, porque ele é o mais indicado para usar em todas as vezes de desenvolvimento da orquídea. Se você não quiser se preocupar em saber se já está na hora de trocar o adubo, você pode usar apenas este tipo de adubação.

Orquídea: Adubo orgânico

No caso das adubações orgânicas o resultado requer um pouco mais de tempo, mas é o tipo mais simples de ser usado! O processo é simples, visto que a adubação inicia assim que a matéria entra em decomposição, liberando os nutrientes necessários para as plantas absorverem.

Orquídea: Adubação mista

A adubação mista como o próprio nome já diz tem um pouco das duas. Se você optar por este tipo de adubação, saiba que existem os pontos positivos e os negativos das duas adubações como por exemplo:

Neste caso você vai precisar estar sempre observando a descrição no produto antes de comprá-lo, justamente para usar da forma correta. Na maioria dos casos a adubação é recomendada quinzenalmente.

O recomendado é sempre que possível optar pela utilização do adubo orgânico, visto que quanto mais natural for o cuidado com a planta, melhores serão os resultados! As adubações químicas e/ou uso de fertilizantes, sempre vão causar efeitos colaterais que podem causar danos para as orquídeas!

Para te ajudar ainda mais sobre o assunto adubo para orquídeas, vamos deixar abaixo um vídeo que fala especificamente sobre adubo caseiro para orquídeas. É só clicar, assistir e aprender ainda mais sobre a forma correta de cultivar orquídeas!

Quer continuar aprendendo sobre as orquídeas e outras plantas? Basta continuar acessando os artigos do Blog das Plantas, porque tem muita dica gratuita esperando a sua leitura.

Se tiver gostado das informações, compartilhe em suas redes sociais. Convide outros apaixonados por orquídeas para conhecer o nosso site. Vamos espalhar essas dicas importantes para deixar o mundo cada vez mais florido!