Samambaia, como cuidar? Conheça os tipos de samambaia!

Você gosta de samambaia? Então, este artigo do Blog das Plantas foi feito para você! Vamos explicar como cuidar de samambaia, quais os benefícios de ter samambaia em casa, além de falar sobre os tipos de samambaia, incluindo a mini samambaia.

Samambaia: Curiosidades

A samambaia foi uma das plantas mais comuns entre a década de 80 e 90! Os paisagistas e designers de interiores gostavam muito das samambaias como opção de decoração, inclusive vamos falar disso ainda neste artigo!

Essa planta é uma espécie nativa das matas, mas sempre foi bastante cultivada dentro das casas e apartamentos. Existem vários tipos de samambaia, sendo alguns bem rústicos e outros mais sensíveis, ou seja, cada tipo de samambaia tem o seu charme!

Leia também

Conheça os tipos de samambaia

Saiba como cuidar de samambaia grande e mini samambaia!

Tipos de samambaia

Existem vários tipos de samambaia, que se diferenciam de acordo com vários fatores como por exemplo:

Para que você possa entender melhor cada um destes tipos de samambaia, vamos deixar abaixo as características principais de cada uma delas!

Samambaia Avenca

Tem a folhagem na cor verde clara e é bem delicada. Por ser uma planta muito sensível, ela requer um cuidado especial na hora de regar.

Samambaia Asplênio

Tem a folhagem bem grande e única. Essa planta tem um brilho natural muito lindo, sendo uma ótima opção para plantar em vasos.

Samambaia Chifre-de-veado

Tem a folhagem muito larga. É uma planta de fácil adaptação, podendo ser plantada tanto nos vasos quanto nos troncos de árvores. É uma samambaia que suporta bem o clima bem seco!

Mini samambaia

Tem a folhagem bem pequena e parece um repolho. A coloração verde é bem clarinha, sendo bastante usada em vasos sob a mesa.

Samambaia Americana

Tem a folhagem mais rígida, densa e longa. É um dos tipos de samambaia mais comercializado no mercado!

Samambaia Argentina

Tem uma folhagem bem parecida com a Americana, sendo que a única diferença é que as folhas são mais ralas.

Samambaia Azul

Tem uma folhagem grande e crespa nas pontas. Apesar do nome azul, a coloração das folhas é um tom puxado para verde claro.

Samambaia de metro

A sua folhada é franjada e a planta pode atingir mais de dois metros de comprimento.

Samambaia Havaiana

Essa planta é a que tem a maior variedade de hortícolas.

Samambaia Jamaica

Tem uma folhagem fina, e com uma cor puxada para o verde esmeralda.

Samambaia: como cuidar

Os cuidados com a samambaia são relativamente simples! O primeiro passo é garantir que o solo esteja úmido, mas nunca encharcado. Jamais deixe a sua planta exposta diretamente ao sol forte ou em locais com fortes correntes de vento. O melhor lugar para a samambaia é próximo de uma janela, principalmente onde tenha luz natural indireta e um ar bem arejado.

O solo para plantar samambaia deve ser composto por terra e uma mistura de substratos naturais, ou seja, deve ser um solo rico em nutrientes para as plantas. Os vasos de fibra de coco são excelentes opções, pois ajudam a manter a boa umidade da terra, e ao mesmo tempo facilitam a drenagem da água!

As samambaias devem ser regadas de dois em dois dias, mas essa frequência pode variar um pouco em dias quentes ou frios demais. A orientação é borrifar um pouco de água nas folhas desta planta nos dias mais quentes, porque isso ajuda a mantê-las verdinhas e vistosas.

Decoração com samambaia

Como falamos a samambaia já foi muito utilizada como decoração, e ainda hoje é muito cobiçada por várias pessoas! Confira na sequência do artigo, uma lista de possibilidades de utilização da samambaia para decoração.

Se você gosta muito de samambaia, assista este vídeo abaixo com dicas incríveis de como cultivar samambaia!

A reprodução da samambaia se faz através da divisão da muda ou pela semente da planta. Sendo assim, quando a sua samambaia estiver bem grande, você pode distribuir mudas de samambaia com os seus amigos ou vizinhos.

Se você conhece vários apaixonados por flores e plantas, compartilhe este artigo e convide-os para conhecer o Blog das Plantas! Temos várias dicas sobre cactos, tulipas, rosas, orquídeas e muito mais.