Semente de orquídea! Veja como cultivar orquídeas

A orquídea é uma flor linda e cada vez mais pessoas buscam dicas sobre a forma correta de plantar orquídea. Pensando nisso, este artigo do Blog das Plantas vai mostrar várias curiosidades sobre o cultivo das orquídeas e as sementes desta planta.

Orquídeas

Pouca gente sabe, mas dentro do interior das sementes de orquídeas a consistência delas é como se fosse pó! Por causa desta falta de conhecimento, várias pessoas são enganadas comprando sementes que não são de orquídeas, mas só vão descobrir depois de muito tempo.

Leia também

Entenda que vários tipos de orquídeas apresentam flores hermafroditas, mas existem algumas espécies que são apenas masculinas ou femininas. A maior parte das espécies epífitas apresenta uma capa pequena recobrindo as polínias, que são denominadas antera.

Orquídeas raras, tipos de orquídeas, orquídeas vanda

Tudo sobre as sementes de orquídeas!

Fecundação das orquídeas

A orquídea precisa obrigatoriamente de agentes externos para o transportar o pólen ao órgão feminino das suas flores. Isso acontece porque a massa polínica é pesada demais para ser levada pelo vento, e ainda temos que lembrar que a parte receptiva do órgão feminino da planta não é exposta o suficiente para recebê-la desta forma.

Então, como acontece a polinização da orquídea? Existem vários polinizadores que ajudam nesta missão. Dentre eles podemos citar as abelhas, as borboletas, as mariposas e os beija-flores. Por isso falamos aqui no site sobre os insetos que ajudam a cultivar orquídea, vale a pena ler para aprender ainda mais.

Fruto da orquídea

Quando a bela flor da orquídea é fecundada, ela inicia a geração do fruto. Praticamente todos os tipos de orquídeas apresentam frutos capsulares, e esse tipo de aparência do fruto da orquídea pode variar bastante!

As espécies epífitas geram frutos bem mais espessos com paredes carnosas. Existem espécies terrestres que geram frutos mais finos com paredes mais delicadas. Porém, também existem espécies com frutos lisos, rugosos ou até mesmo, cheios de verrugas e protuberâncias em sua superfície.

Quando o fruto fica maduro, ele seca, se abre, mas continua preso na flor! Nesta fase, a maioria das sementes de orquídea caem no local, ficando depositada entre as raízes da planta mãe. Uma parte destas sementes também é leveda pelo vento.

Sementes de orquídea

Quase todos os tipos de orquídeas têm sementes bem minúsculas e leves, ou seja, justamente por isso que elas podem ser carregadas tão facilmente pelo vento! Talvez você não saiba, mas cada orquídea produz milhares de sementes em cada uma das suas cápsulas.

Uma diferença importante entre a orquídea e outras plantas, é que as orquídeas utilizam o processo simbiótico do fungo Micorriza, que é responsável por excretar os nutrientes utilizados pela orquídea em desenvolvimento.

Isso acontece a partir da decomposição dos fungos dos materiais encontrados próximo à semente da orquídea. Para você ter ideia, a maior parte das plantas produz um endosperma que é capaz de alimentar o desenvolvimento do embrião nos primeiros estágios.

Esse mundo das plantas é tão incrível, que assim que o embrião se torna capaz de realizar a fotossíntese, esse naturalmente se torna o processo responsável pela alimentação da planta. Portanto, a Micorriza não é mais necessária.

Curiosidades sobre orquídea

Você sabia que várias espécies de orquídeas nunca vão ser capazes de realizar a fotossíntese completa? Portanto, essas plantas vão continuar dependentes do fungo por toda a vida.

Falamos ao longo do artigo que as orquídeas possuem sementes bem minúsculas, certo? Porém, como toda regra tem exceção, precisamos informar que existem alguns tipos de orquídeas que têm sementes grandes.

Neste vídeo abaixo você pode conhecer todo o processo de germinação da semente de orquídea. Vale muito a pena assistir para aprender cada vez mais.

Obrigado por acompanhar até aqui! Continue lendo os artigos do Blog das Plantas, pois temos várias dicas sobre a forma de cultivar várias flores e plantas. Por sinal, temos várias informações sobre orquídeas.