Truques para ter uma roseira mais florida! Aprenda como cuidar de rosas

Hoje o Blog das Plantas vai trazer dicas valiosas para os amantes de rosas! Se quiser aprender como cuidar das roseiras, além de conhecer alguns truques para ter uma roseira mais florida, confira todas as informações deste artigo.

A primeira dica é que você vai precisar de dedicação constante, mas isso não deve ser tratado como algo ruim. Sabe o porquê? O cultivo de rosas vai te fazer ficar relaxado, estimula a criatividade e ainda colabora no combate ao estresse, depressão e outros problemas de saúde.

Leia também

A maior parte da fama das rosas se dá ao seu magnífico perfume! Com isso, elas se tonaram as flores mais escolhidas para dar presente em diversas ocasiões, principalmente nas datas românticas como aniversário de namoro ou casamento.

Cultivar roseira

Na sequência do artigo vamos explicar quais são os principais cuidados para quem quer aprender como cuidar de rosas. Leia atentamente cada informação, pois várias dicas se complementam.

Como cuidar de rosas?

Dicas para ter uma roseira sempre florida!

Temperatura para a roseira

Para cuidar de rosas você precisa saber que elas são flores para clima ameno, ou seja, as rosas não suportam temperaturas altas! Sendo assim, o aconselhado é que a sua roseira seja cultivada em um local com temperaturas variando de 18° a 25° C. Atenção, essa temperatura nunca pode ser controlada por ar-condicionado.

Iluminação para a roseira

Dentre os truques para ter uma roseira mais florida, o controle da iluminação solar é o mais importante! A rosa precisa tomar sol por aproximadamente 6 horas por dia. Lembre-se que ela não deve ficar em ambientes quentes demais, então o ideal é coloca-la no sol durante as primeiras horas da manhã ou nas últimas horas da tarde.

Adubação para a roseira

A roseira não é uma planta tão sensível, ou seja, ela consegue se desenvolver até bem se estiver em um solo com poucos nutrientes. Portanto, podemos dizer que neste ponto ela não precisa de tanto cuidado. De acordo com os especialistas, prefira a terra argilosa misturada com areia misturada.

Porém, se quiser deixar a sua rosa mais linda, é indicado fazer a adubação com esterco curtido pelo menos uma vez a cada mudança de estação. Você também pode acrescentar um pouco de composto orgânico de classe A.

Pragas das roseira

Você vai precisar proteger a roseira das pragas, sendo que as mais comuns são os pulgões e os fungos. Outro problema muito comum é o surgimento dos ácaros, larvas e cochonilhas, por isso você deve observar com frequência a sua plana e retirar estas pragas logo no início. Desta forma, você evita uma enorme proliferação que pode adoecer e matar a sua roseira.

Podar a roseira

Quer ter uma roseira forte e saldável? Quer ter uma roseira sempre florida? Quer ter rosas maravilhosas? Tudo isso depende da poda periódica! Todas as vezes a rosa envelhecer, você deve cortá-la para que o novo broto ocupe o seu lugar e assim, ela poderá oferecer os nutrientes necessários para este novo florescimento. Exatamente por este mesmo motivo, você precisa retirar também os galhos e as folhas mortas.

Outra informação importante é sobre os cuidados durante o inverno, pois este é o momento onde a roseira precisa ser podada de uma forma minuciosa! Nesta época mais fria, as plantas estão mais adormecidas e este é a melhor condição para realizar os cortes nos galhos mais grossos, mas tenha atenção, só corte os galhos que possuem bifurcações!

Regar a roseira

Ao regar nunca deixe acúmulo de água! Você sempre deve regar próximo ao caule e a frequência depende da maturidade da planta. Quando ela está mais jovem, o indicado é regar a cada dois dias, até que as folhas apareçam. Depois da maturação, o aconselhado é regar semanalmente no inverno e duas vezes por semana durante o verão.

O solo deve estar bem preparado, visando drenar o máximo de água possível, mas ao mesmo tempo deve manter a boa umidade. Sendo assim, sempre verifique se a terra está úmida antes de regar, e tenha cuidado com as pétalas das rosas! Sempre use um borrifador para regá-las, pois assim você as mantem saudáveis por bem mais tempo.

Acho que deu para aprender como cuidar de uma rosa não é mesmo? Apesar de precisar de atenção, cultivar uma roseira é uma tarefa simples! As rosas e outras flores sempre crescem bonitas e saudáveis quando recebem os cuidados corretos, por isso estamos sempre fazendo artigo aqui no Blog das Plantas para te ensinar como cuidar das plantas.