Curiosidades e dicas sobre a flor de flamboyant

Qual a relação entre a flor de flamboyant e a dupla Zezé de Camargo & Luciano? No artigo de hoje do Blog das Plantas, você vai conhecer várias curiosidades e dicas sobre essa linda flor, além de saber qual é a resposta para essa pergunta que acabamos de fazer.

O que é flor de flamboyant

Essa planta é da família Fabaceae! Dentre os vários nomes populares, os mais comuns são flamboiã e flamboaiã. Talvez você não saiba, mas o nome flamboyant é de origem francesa, oriundo do latim flammare que significa incendiar, e é um nome relacionado com a sua forte coloração.

Leia também

A flor de flamboyant é nativa de Madagascar, mas podemos dizer que atualmente ela já é cultivada em praticamente todas as regiões do mundo! Aqui no Brasil a distribuição geográfica é bem ampla, confira:

Como plantar flor de flamboyant

Aprenda como germinar a semente de flamboyant

Flor de flamboyant planta

Podemos dizer que são várias características interessantes! Por exemplo, essas flores possuem 5 pétalas, mas elas possuem tamanhos diferentes, ou seja, uma maior do que as outras. Ainda sobre a flor, a parte superior é vermelha ou laranja, e a parte inferior possui uma coloração branca com bordas avermelhadas. Porém, é importante citar que existe uma variedade de flamboyant que recebe o nome de Flavida, sendo uma espécie que vai apresentar flores amarelas.

Semente de flamboyant

As sementes são sempre bem duras e apresentam uma coloração castanho-claro. Imagine o quão incrível é isso que você vai ler agora, um pé de flamboyant pode medir aproximadamente 12 metros de altura, e tudo isso começa com uma semente que mede menos de 2cm de comprimento. Por ter dormência tegumentar, para conseguir germinar as sementes de flamboyant precisam ter a sua dormência quebrada com lixa ou água quente.

Outras curiosidades sobre o flamboyant

Apesar de ter muito flamboyant plantado nas cidades, o seu uso com intuito de arborização urbana deve ser bem restrito, focando apenas nos parques ou grandes espaços naturais.

Caso você não saiba, o flamboyant tem raízes bem superficiais, consideradas danosas para as construções civis. Sabendo disso, te convido a observar melhor a sua região, se tiver flamboyant plantado em canteiro central ou próximo das casas, certamente terá calçada destruída ao seu redor.

A madeira da árvore de flamboyant é muito cobiçada! Ela é bastante utilizada em construções leves e até mesmo para fabricar canoas. Nas folhas de flamboyant é possível obter um extrato etanólico, que possui propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

Se tiver ficado com dúvidas sobre o processo de germinação da semente de flamboyant, assista o vídeo abaixo que vai mostrar todos os detalhes. Vale a pena conferir para tirar todas as dúvidas e plantar o flamboyant corretamente!

Estamos quase no final e não podemos esquecer da primeira pergunta do artigo não é mesmo? Caso você não saiba, a dupla Zezé de Camargo & Luciano tem uma canção que foi lançada em 1998 chamada flor de flamboyant. Apesar de não estar entre as mais famosas da carreira deles, ela tem uma letra bem linda.

Queremos te convidar para continuar aprendendo sobre os principais cuidados ao cultivar suas plantas. Aqui no site tem muitas dicas sobre rosas, tulipas, orquídeas e muitas outras flores maravilhosas.