Como plantar rosas? Aprenda como cultivar rosas vermelhas

28Por que será que as mulheres amam receber um buquê de rosas vermelhas? A resposta pode ser muito variada, mas uma coisa é certa, as rosas vermelhas são flores maravilhosas. Além da sua beleza natural, a rosa vermelha também é uma flor muito perfumada, e isso talvez seja outro atrativo para os apaixonados por flores e plantas.

Você sabia que para cultivar rosas vermelhas não é necessário muito cuidado? Este artigo do Blog das Plantas vai mostrar como plantar rosas, explicando como um local ensolarado e uma terra com boa drenagem podem fazer a sua flor crescer bem saudável.

Como cultivar rosas?

O primeiro passo é saber que existem vários tipos de rosas, ou seja, você precisa escolher uma espécie que irá se adaptar melhor ao clima da sua região. Você também deve decidir se vai cultivar rosas no vaso ou diretamente na terra.

Se optar por cultivar rosas no vaso, desde já entenda que você vai precisar plantar a rosa na terra primeiro, até que as raízes cresçam. Depois que as raízes crescerem, você pode replantar a rosa no vaso!

Buquê de rosas vermelhas, mini rosas vermelhas

Dicas para te ensinar como cultivar rosas vermelhas!

Tipos de rosas

Como plantar rosas?

Como falamos no início do artigo, a forma de plantar rosas na terra é diferente da maneira que plantamos em vasos. Você deve plantar a flor cerca de seis semanas antes da primavera, justamente porque é o melhor período para que as rosas cresçam rapidamente. Quando as raízes estiverem bem formadas, aí sim você poderá replantar a rosa em um vaso!

Plantar muda de rosa em vasos

A primeira coisa que você deve saber quanto às mudas de rosas, é que elas não suportam invernos rigorosos! Sendo assim, sempre mantenha a flor em um local em que a incidência de luz solar prevaleça por 5 horas na parte da manhã. Jamais escolha locais onde a rosa vai ficar exposta ao sol forte da parte da tarde, e também evite locais onde tenha fortes correntes de vento.

Se a sua região é de clima quente, a orientação é escolher um local onde tenha meia sombra. A maioria das flores não são como os cactos, que adoram ficar muito tempo expostos ao sol.

Preparando solo para plantar rosas

A preparação do solo é outro passo muito importante, onde a drenagem deve ser perfeita! Caso você não saiba, quando a drenagem é ruim as raízes das plantas tendem a apodrecer, por isso é importante escolher o vaso com furos para que o excesso de água não fique no vaso.

Outro alerta é que você não deve plantar as rosas perto das árvores, porque esse tipo de planta rouba todos os nutrientes, umidade e até mesmo luz da roseira, ou seja, a sua flor inevitavelmente vai morrer!

Plantar rosa na batata

Você sabia que tem como plantar rosas na batata? Vamos te ensinar este passo a passo completo! Além da batata, você vai precisar de uma rosa cortada, uma garrafa pet, um pouco de terra e também um vaso de planta.

Estufa de rosa com garrafa pet

Agora veja como fazer uma mini estufa para a sua rosa usando a garrafa de plástico. Observe que tudo deve ser feito cuidadosamente!

Se você seguir todos estes passos corretamente, você vai ter uma rosa linda e cheirosa! Lembre-se que o cultivo da rosa diretamente na terra é mais eficiente e menos trabalhoso.

Como plantar semente de rosa?

Agora se você quer plantar rosas usando as sementes, o processo será diferente! Primeiro você vai precisar germinar as sementes, então siga atentamente a lista abaixo para saber como plantar rosas com sementes!

Entenda que as sementes podem demorar entre 4 e 16 semanas para germinar. Isso vai depender do tipo de rosa. Outro detalhe importante é que apenas uns 25% das sementes vão germinar.

Depois que as sementes estiverem germinadas, você deve plantar as mudinhas em copos pequenos e deixar crescer até atingir uns 10 centímetros. Por fim, é só replantar a rosa em um vaso maior.

Gostou destas dicas, ainda não acabou! Neste vídeo abaixo tem mais dicas sobre o cultivo das rosas, vale a pena assistir.

Se tiver aprendido algo neste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar essas dicas. Continue acessando o Blog das Plantas para aprender sobre orquídeas, cactos, tulipas e outras plantas.