Dicas sobre orquídea! Como plantar orquídeas em árvore?

Você é apaixonado por plantas e flores? Chegou ao Blog das Plantas porque ama orquídeas? Então, você está no lugar certo! Neste artigo vamos te ensinar como plantar orquídeas em árvores, além de dar dicas para te ensinar como plantar orquídeas em troncos e como plantar orquídeas na madeira!

Orquídeas, como cultivar?

Quase todo mundo já viu lindas orquídeas florescendo no tronco das árvores, que é justamente o que acontece na natureza. Para quem cultiva orquídeas em apartamentos ou dentro de casa, é mais comum plantar orquídeas nos vasos. Mas se você puder plantar orquídeas em troncos ou plantar orquídeas na madeira, faça isso!

Benefícios de plantar orquídea na árvore

Podemos dizer que só há vantagens! Quando a orquídea é cultivada na árvore, fica muito mais fácil cuidar dar planta. Nessa situação, a orquídea não precisa ser adubada, porque ela se desenvolve junto da árvore. O controle da umidade e luz sobre a planta também é mais simples, visto que a própria árvore filtra a maior parte da luz solar.

Como cultivar orquídeas em apartamento

Chegou a hora de aprender como plantar orquídeas em árvores

Cultivar orquídeas em cidade grande

Uma coisa bem triste que acontece em muitas capitais é o descarte da planta depois da primeira floração! É muito comum ver orquídeas nos lixos de condomínios após florescer.

Porém, mesmo em cidades grandes existem pessoas que conhecem bem sobre cultivo das flores e plantas, e já vi muitos porteiros e zeladores salvando estas orquídeas, amarrando-as nas árvores.

Como plantar orquídeas em árvores?

Não basta apenas amarrar a orquídea na árvore de qualquer jeito, muito menos usar espetos para enfiar na árvore! O mais importante é que a raiz tenha condição de se fixar nos troncos, e é isso que vamos explicar na sequência do artigo!

De acordo com os especialistas, o mais aconselhado é que as raízes das orquídeas fiquem livres de substrato. Elas devem estar envolvidas apenas por musgos que ajudem a manter a umidade, principalmente na fase inicial de adaptação do novo local.

Nunca use metal ou plástico no material que vai fixar as orquídeas na árvore. O indicado é usar apenas barbante de algodão, estopa e/ou meia-calça, que são materiais que vão se desintegrar com o tempo e não vão impedir o crescimento da orquídea.

Desde já é importante saber que não são todos os tipos de orquídeas que podem ser plantados em troncos e madeiras. As orquídeas para estes ambientes são plantas que tem raízes adaptadas para este modo de vida. Portanto, as orquídeas do tipo terrestre não se desenvolvem bem em árvores!

Árvore para plantar orquídeas

Outro detalhe importante é que não são todos os tipos de árvores que são apropriadas para cultivar orquídeas. As árvores com copas bem fechadas como a mangueira por exemplo, são árvores que fazem muita sombra e isso certamente vai dificultar a floração da orquídea.

As árvores que tem um tronco muito denso, ou seja, não tem aquelas rugas e nem cascas, são espécies que vão dificultar demais a fixação das raízes. Dentre este tipo de árvore, podemos citar a goiabeira por exemplo.

Depois que a raiz estiver fixada na árvore, você deve apenas manter os cuidados básicos de poda e controle das pragas e doenças. Tem vários artigos aqui no Blog das Plantas dando dicas de como cultivar orquídeas, vale a pena ler todos eles para aprender ainda mais!

Orquídeas curiosidades

Você sabia que a maior parte das orquídeas que são vendidas nas floriculturas são compostas por híbridos asiáticos, ou seja, são plantas que não pertencem a flora brasileira! Não importa se você mora na cidade grande ou no interior, a sensação de ver as flores e plantas é indescritível.

Para saber mais dicas da forma correta de cultivar orquídeas nas árvores, basta assistir este vídeo que deixamos de sugestão!

E se quiser aprender ainda mais sobre flores e plantas, aqui no site tem muitos artigos sobre várias espécies. Você pode conhecer a forma de cultivar cactos, tulipas, rosas, bromélias e muito mais! Se tiver gostado deste artigo, nos ajude compartilhando em suas redes sociais.