Cactos com flores! Como cuidar de mini cactos com flores?

Os cactos são plantas amadas por muitas pessoas! O número de apaixonados por cactos, mini cactos, cactos com flores ou por outros tipos de cactos cresce absurdamente rápido. Por isso, esse artigo do Blog das Plantas vai falar exclusivamente sobre os cactos com flores.

Se quiser saber mais sobre os outros tipos de cactos, tem vários artigos aqui no site. Vale muito a pena ler para aprender sobre os cuidados básicos com cactos, como cultivar cacto em apartamento e muitas outras informações interessantes!

Leia também

Cactos: Curiosidades

Há no mercado uma infinidade de variedade de plantas para cultivar em ambientes áridos, as famosas suculentas! Você vai encontrar plantas de várias cores, formatos, tamanhos e etc.

Os cactos se enquadram neste grupo, justamente por fazer parte da família botânica Cactaceae. Na América Latina essa planta acabou ganhando o nome de cactos, que é como conhecemos aqui no Brasil!

Flor de cactos, mito ou verdade?

Quais são os tipos de cactos com flores?

Cactos: Características

É importante conhecer as estruturas das plantas! No caso dos cactos a estrutura vegetal é extremamente exótica, principalmente na maneira como essa planta armazena água. Isso é fundamental para evitar a perda de água por transpiração.

É justamente por essa razão que os cactos conseguem sobreviver tanto tempo “sem água”, que na verdade seria sem ser regado! Já reparou que os cactos não possuem folhas? No lugar dela temos os espinhos, que reduzem a superfície de evaporação da planta e ajudam na proteção dos cactos.

Cactos com flores

Muita gente é fissurada em cactos com flores e convenhamos, a flor do cacto é realmente bem maravilhosa e exuberante! É muito comum encontrar cactos com flores para vender nas floriculturas, mas uma coisa que você precisa saber é que nem todo cacto dá flor.

Mini cactos com flor então, é ainda mais raro! Apesar disso, você vai ver vários vendedores afirmando que as flores são verdadeiras dos cactos, mas não se deixe ser enganado, porque os comerciantes espetam flores nos cactos para valorizar a planta.

Para um cacto florescer de verdade é necessária uma série de condições bem específicas, que raramente são simples de serem reproduzidas! Para que isso seja possível, é necessário pesquisar sobre a espécie do seu cacto, sobre o seu habitat natural e tentar reproduzir ao máximo as condições ambientais do local.

Para resumir, os cactos precisam de pouca água, além de uma excelente iluminação bem intensa. Sem esses dois pontos iniciais, o cacto jamais vai ter uma floração. Quando as condições ideais são alcançadas o resultado é incrível, justamente porque as flores de cactos são lindas!

Tipos de cactos com flores?

Caso você não saiba, os cactos podem ter flores brancas, rosas, amarelas, laranjas e até mesmo vermelhas. Alguns tipos de cactos com flores podem inclusive ter floração noturna, que é um charme a mais. Na lista abaixo você pode ver o nome das espécies de cactos com flores.

Cultivar cactos em casa não é uma tarefa muito complicada! Então, basta seguir as dicas que estamos passando aqui no Blog das Plantas, pois já fizemos vários artigos sobre esse tipo de suculenta.

Para ajudar ainda mais os apaixonados por plantas e flores, sempre deixamos uma indicação de vídeo para te ajudar no cultivo da sua planta, vale a pena assistir!

Se gostou deste artigo compartilhe com os seus amigos e familiares. Nos ajude a espalhar estas dicas e curiosidades sobre os lindos cactos e mini cactos.