Flor de lis planta! Significado e origem

O que é flor de lis? Qual o significado da flor de lis planta? O Blog das Plantas trouxe mais um artigo especial para os apaixonados por flores e plantas. Então, boa leitura e fique atendo para aprender com cada detalhe!

Flor de lis: Características

A flor de lis é um tipo de lírio! Essa planta pode ter várias cores, assim como todos os tipos de lírios que conhecemos. O símbolo desta planta foi desenhado a partir da Iris pseudacorus, que é um lírio especial.

Leia também

O formato da flor de lis é bastante usado em brasões e escudos da realeza francesa que tem origem heráldica. Isso aconteceu com grande evidência durante o reinado de Luís VIII, que também usou a flor de lis no seu sinete real.

Flor de lis: Significado

De acordo com os registros históricos a flor de lis tem origem francesa! Os primeiros relatos da sua existência surgiram em 496 d.C., sendo símbolo da conversão da casa real francesa ao cristianismo.

Caso você não saiba, os arcanjos Rafael, Gabriel, a Virgem Maria e José o carpinteiro estão relacionados com a flor-de-lis, ou lírio. A sua flor de 3 pontas é associada à Santíssima Trindade e através desta simbologia bem antiga, os reis de França afirmam ser reis pela vontade divina.

Curiosidades sobre a flor de lis

Aprenda como plantar flor de lis

Flor de lis: Origem

Apesar das informações que passamos até aqui, alguns registros indicam que também há outras origens para este símbolo da flor de lis, são eles:

Flor de lis: Simbologia

Como já citamos, a flor de lis é um símbolo do cristianismo e de poder real! Ela é exemplo de honra, soberania e lealdade que também representa pureza de corpo e alma. Seguindo a mesma intenção da consagração divina, a flor de lis é símbolo da alquimia, da maçonaria e dos escoteiros, justamente pelas três pétalas que indicam os três pilares básicos de cada congregação.

Como plantar flor de lis?

Você pode plantar no chão ou nos vasos e a flor de lis não é muito exigente! O primeiro ponto importante é que esta planta se desenvolve melhor, quando é plantada em uma terra mais argilosa. A melhor época para plantar flor de lis é durante a primavera

Escolha um vaso com 40 cm de profundidade, prepare a terra argilosa com boa drenagem e coloque as sementes. Desde já queremos informar que você via precisar de muita paciência, pois as vezes as sementes de flor de lis demoram bastante para brotar.

Outro detalhe importante é quanto à luminosidade! A flor de lis gosta de luz plena, sendo uma planta que gosta de climas mais quentes. Sendo assim, evite plantar a flor de lis em locais muito úmidos e/ou sem circulação de vento.

De acordo com os especialistas, a temperatura ideal para que a flor de lis se desenvolva é entre 10 e 20°C. Quando os dias estão muito quentes ou muito frios, a planta fica seca e se recolhe ao bulbo, só saindo novamente quando as condições estejam favoráveis!

Como regar flor de lis? Se essa é a sua dúvida, saiba que a resposta é muito simples! Basta regar a planta uma vez por semana, e nos períodos de floração você pode regar a planta mais de uma vez por semana.

Neste vídeo que deixamos de sugestão abaixo, você pode ver o desenvolvimento e crescimento da flor de lis, vale a pena conferir!

Conhece essas dicas? Gostou do artigo? Envie para os seus amigos que gostam das flores! Se quiser aprender mais sobre outros tipos de flores, basta continuar acessando o Blog das Plantas.