Quais são os tipos de girassol?

Quer cultivar girassol em casa mas não sabe qual tipo escolher? Sim, exatamente isso que leu, existem vários tipos, e neste artigo vamos te explicar melhor quais são, além de falar outras curiosidades da semente do girassol.

O que é girassol?

Caso não saiba, o nome científico do girassol é Helianthus annuus! Estamos falando de uma planta herbácea originária das Américas, bastante conhecida pelas suas flores distintivas, que são grandes e brilhantes.

Leia também

Outra característica marcante do girassol está nas suas pétalas amarelas, que ficam ao redor de um disco central com flores tubulares e sementes.

Uma curiosidade interessante, é que o nome do girassol tem ligação com a capacidade da planta se direcionar para o sol. Portanto, a flor do girassol segue o movimento do sol para maximizar a exposição à luz solar. De acordo com os especialistas, o nome deste fenômeno é heliotropismo.

Tipos de girassol

Muita gente acha que girassol é tudo igual, o que não é verdade! Na sequência do artigo vamos te apresentar os principais tipos de girassol, listando também as características de cada um.

Semente de girassol

Conheça os principais tipos de girassol

Girassol comum

Helianthus annuus: É a espécie mais amplamente cultivada e reconhecida. Os girassóis comuns possuem flores grandes e vibrantes, com pétalas amarelas ao redor de um disco central escuro e cheio de sementes. Eles são conhecidos por seguir o movimento do sol ao longo do dia, voltando-se para a direção do sol nascente ao amanhecer e acompanhando sua trajetória até o pôr do sol.

Girassol anão

Helianthus annuus ‘Pacino’: Essa variedade de girassol é caracterizada por seu porte compacto e altura menor, geralmente atingindo entre 30 e 60 centímetros. As flores são menores do que as do girassol comum, mas mantêm a característica combinação de pétalas amarelas e centro escuro. Devido ao seu tamanho menor, eles são ideais para cultivo em jardins pequenos, recipientes e bordas de canteiros.

Girassol de caule único

Helianthus annuus ‘Sunbeam’: Essa variedade é valorizada por sua única e impressionante flor. Ela apresenta uma haste principal com uma única flor grande, de aproximadamente 20 a 30 centímetros de diâmetro. As pétalas são amarelas brilhantes, e o centro é escuro e cheio de sementes. Esses girassóis são frequentemente usados em arranjos florais devido ao seu tamanho e impacto visual.

Girassol de caule múltiplo

Helianthus annuus ‘Teddy Bear’: Essa variedade é conhecida por suas flores menores e densamente dobradas, que dão a aparência de uma pelagem felpuda, semelhante a um ursinho de pelúcia. Suas pétalas são geralmente de cor amarela e dispostas de forma compacta. O girassol de caule múltiplo produz vários girassóis em uma única planta, proporcionando um belo efeito no jardim.

Girassol vermelho

Helianthus annuus ‘Moulin Rouge’: Essa variedade se destaca por suas flores de cor vermelho escuro ou marrom-avermelhado. As pétalas têm uma aparência intensa e rica, contrastando com o centro escuro. O girassol vermelho é uma opção interessante para adicionar variedade e cor a arranjos florais e paisagens.

É muito importante mencionar que existem outras variedades e híbridos de girassol com diferentes características de cor, tamanho e forma das flores. Podemos dizer que a grande diversidade de girassóis, permite que os amantes de plantas possam escolher as suas preferências estéticas!

O girassol também é conhecido por causa das suas sementes comestíveis e ricas em nutrientes, sendo usadas na culinária e na produção de óleo. Além disso, o girassol é muito utilizado na produção de biocombustíveis, tendo significados simbólicos relacionados à felicidade e vitalidade.

Gostou destas dicas? Convide outros apaixonados por flores e plantas para conhecer os nossos artigos. Continue lendo o Blog das Plantas!