Como plantar girassol em casa? Dicas importantes

Como plantar girassol? Esse é o tema de hoje aqui no Blog das Plantas! Vamos te dar dicas sobre a forma correta de cultivar girassol em casa, além de explicar como regar girassol e protegê-los das pragas.

Cultivar girassol

Já vamos começar te informando que o girassol é uma planta anual, ou seja, a flor de girassol vai aparecer em apenas uma época do ano, sendo que o período certo é o verão! Não precisa ter medo, pois o cultivo de girassol é bem simples! Basta você se atentar para alguns detalhes sobre a insolação e a forma correta de regar a planta.

Leia também

Como cuidar de girassol?

A primeira dica é escolher um local bem ensolarado e que seja distante dos muros, árvores ou qualquer outra barreira para o sol. Para que o girassol cresça forte, ele precisa receber pelo menos 8 horas de luz direta todos os dias. Confira as dicas cruciais para cultivar o girassol corretamente!

Todos os cuidados com a flor de girassol

Aprenda como plantar girassol da forma correta!

No início o girassol vai precisar de uma ajudinha, então quando a planta estiver medindo aproximadamente 1 metro, você deve colocar estacas para apoiar as plantas. Ao amarrar o girassol, sempre amarre o caule frouxamente com um pano, pois se apertar demais você pode quebrar e matar a planta!

Como regar girassol?

Além da frequência semanal que já citamos, o volume também é importante! O girassol tem brotos pequenos e frágeis, então não regue com jatos pesados e fortes. A orientação é que regue o girassol em uma distância de 10cm da planta.

Pragas do girassol

Também é fundamental proteger as sementes de girassol dos pássaros ou caracóis, ou seja, o mais indicado é utilizar uma rede. Você também pode usar repelente e isca para caracóis, cavando um círculo em volta da planta e criando uma barreira.

Para garantir que o girassol fique sempre saudável, você precisa de alguns cuidados especiais, que você vai conseguir manter sem precisar de grandes ferramentas de jardinagem.

Flor de girassol

A flor de girassol é linda e dura cerca de 40 dias aproximadamente. Atenção! Quando notar que a flor começou a ficar marrom, é o momento ideal para separar as sementes para plantar no próximo ano

Estas sementes de girassol podem ser guardadas para o replantar o girassol, mas se você não quiser guardá-las, atualmente você consegue comprar facilmente sementes de girassol nos mercados ou floriculturas perto da sua casa!

Aqui no Blog das Plantas tem um artigo completo falando sobre a época de plantio do girassol e também fala de várias curiosidades impressionantes envolvendo essa linda planta. Vale a pena ler para aprender ainda mais.

Por falar em aprender, neste vídeo abaixo você pode conferir todas as dicas para não errar na hora de cuidar de girassol em casa.

Espero que tenha gostado dessas dicas e quero convidar para continuar lendo os artigos do nosso site, pois temos várias dicas para os apaixonados por flores e plantas. Se você gosta de rosas, tulipas, cactos, saiba que tem várias dicas te esperando. Aproveite e compartilhe nas redes sociais, pois isso ajuda demais o nosso trabalho!