Tipos de orquídeas phalaenopsis, conhecida como orquídea borboleta

Existem vários tipos de orquídea phalaenopsis, e agora você vai conhecer as principais espécies. Talvez você não saiba, mais essa espécie também pode ser conhecida popularmente como orquídea borboleta. É importante citar que a maioria é bem fácil de cultivar, inclusive já fizemos um artigo completo ensinando como cuidar de orquídea phalaenopsis, vale muito a pena ler!

Orquídea phalaenopsis amabilis (Branca)

A espécie phalaenopsis amabilis é nativa da Ásia e também da Oceania, sendo classificada como epífita. Essa orquídea geralmente se desenvolve bem em florestas tropicais, ou seja, aquelas que ficam até 600 metros acima do nível do mar.

Uma curiosidade bem interessante sobre essa orquídea, é que ela é nada mais nada menos do que a flor nacional da Indonésia. A orquídea phalaenopsis amabilis pode atingir cerca de 50 centímetros, e as suas flores podem atingir no máximo 10 centímetros. Aproveite bem a floração desta linda orquídea, pois infelizmente a sua duração é curta, variando entre 45 a 60 dias.

Orquídea phalaenopsis violacea (Rosa)

A espécie phalaenopsis violácea também é epífita, e é nativa da Indonésia! Essa orquídea foi descoberta no ano de 1859, mas descrita somente em 1862. Talvez você não saiba, mas ela é muito usada para produzir híbridos de phalaenopsis.

A orquídea phalaenopsis violacea pode atingir cerca de 35 centímetros, mas as suas flores não passam de 6 centímetros. A floração que por sinal é perfumada, geralmente acontece entre o verão e o outono, durando de 30 a 40 dias.

Como cuidar de orquídea phalaenopsis?

Os principais tipos de orquídea phalaenopsis!

Orquídea phalaenopsis aphrodite (Branca)

A espécie phalaenopsis aphrodite é nativa das Filipinas e também de Taiwan. Essa orquídea foi catalogada no ano de 1862, sendo popularmente conhecida como orquídea phalaenopsis afrodite. Ela é classificada como uma planta de médio porte, visto que a sua altura pode chegar até cerca de 60 centímetros.

A floração desta espécie acontece prioritariamente na primavera, mas podem florescer também em outras estações do ano. Apesar de classificada como branca, em algumas flores apresentam manchas amarelas no meio.

Orquídea phalaenopsis schilleriana (Roxa ou Rosa)

A espécie phalaenopsis schilleriana descoberta no ano de 1860 é epífita, sendo nativa das Filipinas. Essa orquídea pode medir cerca de 50 centímetros, mas as suas flores não ultrapassam 10 centímetros.

Durando cerca de 3 a 4 semanas, a floração desta espécie acontece entre a primavera e o verão. Apresentando uma coloração roxa ou rosa e com flores que são extremamente perfumadas.

Orquídeas Phalaenopsis

O nome dessa espécie significa parecida com uma mariposa, por isso acabou tendo um nome popular de borboleta, e parecem mesmo! Olhando detalhadamente a origem do nome, fica fácil entender a razão do phalaenopsis, que é:

Atualmente elas podem ser encontradas naturalmente em inúmeros países, e os mais comuns são:

Esse último por sinal é o que tem os tipos de orquídea phalaenopsis mais variados do mundo! Como mostramos neste artigo a maior parte é epífita, ou seja, crescem em cima das árvores.

Uma coisa incrível desta orquídea, é que ela pode se desenvolver sobre as rochas cobertas de musgo. Ao contrário do que parece, uma planta epífita não é classificada como parasita, porque ela usa a árvore apenas para se apoiar.

Espero que esteja gostando de aprender mais sobre as orquídeas phalaenopsis! Abaixo tem um vídeo com dicas para deixar a sua orquídea cada vez mais forte.

Se tiver gostado das dicas, compartilhe esse artigo nos seus grupos de Whatsapp, e convide outras pessoas para conhecer o Blog das Plantas, pois temos várias publicações sobre diversas flores.