Como tirar muda de orquídea phalaenopsis?

Você sabe o que é orquídea phalaenopsis? O Blog das Plantas trouxe este artigo para te ensinar como tirar muda de orquídea. Com essas dicas simples, você certamente vai saber como cultivar orquídea com mais detalhes!

Orquídea phalaenopsis, o que é?

Caso você não saiba, Phalaenopsis é um gênero de orquídeas que recebe o nome popular de Orquídea Borboleta. Atualmente existem mais de 60 espécies catalogadas, dessa espécie nativa de toda a Ásia tropical.

Leia também

As mudas das orquídeas phalaenopsis também são chamadas de keikis, que se desenvolvem naturalmente, mas podem ser estimulados. O termo keiki tem origem havaiana, e significa bebê. Portanto, a nova planta será geneticamente igual à planta mãe.

Como tirar muda de orquídea phalaenopsis?

Saiba o que é orquídea phalaenopsis!

Como tirar muda de orquídea phalaenopsis?

Agora chegou a parte com as dicas que vão ensinar como criar as suas próprias mudas de orquídea. Então, se quer aumentar a sua coleção de flores e plantas, preste bastante atenção em cada dica! Desde já vamos informar as informações que vamos passar servem para tirar muda de outros tipos de orquídeas também.

Se a orquídea Phalaenopsis estiver em um ambiente úmido, ou seja, com uma quantidade de luz menor, existe uma enorme chance de ela gerar um keiki naturalmente.

Nestes casos, você vai notar uma nova haste saindo de uma das gemas principais. Observe atentamente, pois quando ela formar raízes você já pode cortar o keiki e replantar em um vaso para orquídeas.

Porém, se o keiki não se desenvolver naturalmente, você pode estimular isso e vamos explicar como fazer! Assim que a florada da orquídea acabar você deve cortar a haste depois da terceira ou quarta gema, que normalmente é parte onde fica mais seca. Lembre-se de usar uma tesoura esterilizada!

Depois de um tempo irá nascer uma nova haste a partir desta gema, que pode ser uma nova florada, ou então algumas folhas. Quando novas folhas surgirem, você estará diante de uma nova muda de orquídea.

Como plantar muda de orquídea?

Prepare o vaso para orquídea, colocando rolhas ou pedras no fundo, visando oferecer a vazão de água adequada. Nunca use vaso sem os furos no fundo, porque isso pode causar o apodrecimento da planta!

Nesta terra preparada para receber a muda de orquídea, você também deve adicionar substrato de orquídeas, preferencialmente os naturais que possuem fibra de coco, casca de pinus e/ou carvão vegetal.

Agora você deve posicionar a nova muda! Se a raiz ainda estiver bem pequena, a dica é usar um uma escora para ajudar na sustentação da muda, até que ela crie raízes maiores e mais fortes.

Neste vídeo abaixo você pode aprender mais dicas para deixar a sua orquídea cada dia mais forte. Com isso, ela vai apresentar flores lindas, vale a pena assistir!

Obrigado pela leitura até aqui! Se quiser aprender mais dicas sobre a forma correta de cultivar as suas flores e plantas, continue acessando o Blog das Plantas, pois temos artigos falando de cactos, rosas, tulipas e muito mais.