Aprenda como cultivar orquídeas em cada estação do ano!

Você sabe como cultivar orquídeas em dias quentes? Sabe como cultivar orquídeas em dias frios? O Brasil é um país com condições climáticas bem variadas! Aqui nós temos dias bem quentes, outros bem frios, existem épocas em que chove bastante e as vezes passamos meses com pouca chuva deixando a umidade do ar bem baixa.

As plantas também percebem essas alterações, e neste artigo vamos explicar como cuidar das orquídeas em cada estação do ano. Saiba quais são os principais cuidados com orquídeas que deve tomar!

Como cuidar de orquídeas?

Aqui no Blog das Plantas já fizemos um artigo explicando sobre as condições ideais para cultivar orquídeas. Se ainda não leu sobre este tema, sugerimos mais esta leitura para aprender ainda mais.

Leia também

Todo mundo sabe que as estações do ano alteram as condições climáticas, fazendo a temperatura ambiente cair ou subir. Portanto, você precisa adaptar os seus cuidados para oferecer as melhores condições possíveis para a sua orquídea em cada estação.

Cuidados com orquídeas em cada estação do ano

Saiba com cuidar e cultivar orquídeas em dias frios e dias quentes!

Orquídeas na primavera

As orquídeas tendem a desenvolver mais folhos durante a primavera, ou seja, você vai precisar oferecer um pouco mais de nutrientes do que o natural. De acordo com os especialistas, a primavera é a época ideal para você redobrar os cuidados com a sua planta, porque este é um dos períodos que ela mais se desenvolve.

Durante a primavera você deve adubar a orquídea mais vezes, aumentar um pouco a quantidade de substratos essenciais e ter um cuidado a mais para regá-la com mais frequência.

Nunca é demais alertar sobre o cuidado para não regar demais a orquídea, porque você pode matar a planta. Faça sempre o teste do palito de sorvete que já mostramos em outro artigo aqui do Blog das Plantas, vale muito a pena ler para aprender esse macete que é muito importante!

Orquídeas no verão

O verão é outro período que demanda bastante atenção para os cuidados com orquídeas e outras plantas, e o motivo talvez não seja novidade não é mesmo? Os dias quentes e clima bem secos podem exigir que você molhe as orquídeas dia sim e dia não, justamente por causa da baixa umidade do ar.

Em contrapartida, no verão também é onde tem o maior período de fortes pancadas de chuvas, ou seja, o aumento da umidade faz com que você volte a regar bem menos as plantas. Por isso, lembre-se sempre de verificar a umidade da planta antes de regá-la.

Orquídeas no outono

Este é sem dúvidas o período que requer menos preocupação, mas isso não quer dizer que você não deve cuidar bem das plantas! No outono você vai precisar de menos atenção, porque as orquídeas estão em um clima mais equilibrado, fazendo com que você diminua a quantidade de adubos e volume de água ao regar.

Orquídeas no inverno

Em alguns estados do Brasil o inverno é muito rigoroso,e um erro muito comum é achar que com a temperatura baixa as plantas precisam de um pouco mais de água, mas na verdade é quase o inverso! Lembre-se sempre de fazer o teste do palito antes de regar a sua planta, para evitar o excesso de água que pode deixar a raiz da orquídea podre.

Para continuar aprendendo sobre a forma correta de cultivar as flores, assista este vídeo abaixo que deixamos de sugestão! Vale muito a pena pegar algumas dicas extras sobre o tema.

Agora você sabe como cuidar da sua orquídea o ano todo, oferecendo sempre a condição ideal para ela continuar se desenvolvendo e florescendo. Compartilhe estas dicas nos grupos de plantas, e vamos ajudar mais pessoas ter acesso às essas informações.