Orquídea Samurai faz parte dos tipos de orquídeas raras?

Se você é apaixonado por orquídeas, saiba que este é apenas um dos artigos do Blog das Plantas que fala como cultivar orquídeas. Indiferente de qual seja o tipo de orquídea, estamos sempre buscando as melhores informações para vocês! Leia com bastante atenção as dicas de hoje, pois vamos falar tudo sobre a incrível e maravilhosa orquídea samurai.

Orquídea samurai: Curiosidades

Para quem não conhece muito essa pequena orquídea perfumada com folhas em formato de leque medindo cerca 2 centímetros, não deve ter noção da grandeza desta espécie.

A origem tem uma relação enorme com o Japão da época dos samurais, onde fazer a coleta desta orquídea era uma etapa do treinamento dos guerreiros bushido, que caso você não saiba é a elite dos lutadores japoneses. Para você ter ideia como este desafio era bem perigoso, hoje em dia um vaso premiado dessa espécie chega facilmente ao valor de mil reais ou até mais!

Existe um debate sobre esta orquídea ser rara ou não! Tem pessoas que defendem por causa deste contexto histórico e é claro, devido ao alto valor de mercado destas espécies premiadas. Porém, existem aqueles que consideram raras apenas estas espécies premiadas, e aí qual a sua opinião sobre a polêmica?

Como cultivar orquídea samurai?

Felizmente hoje em dia ninguém mais precisa se arriscar para conseguir este tipo de orquídea! Com as modernas técnicas de produção das plantas, atualmente você encontra uma orquídea samurai facilmente na internet, sem precisar pagar valores absurdos. Porém, se você quer cultivar orquídea samurai, saiba que vai precisar uma certa experiência com este tipo de planta.

Essa espécie precisa de um ambiente com bastante luz, mas que não tenha sol direto! Além disso, a orquídea samurai precisa de uma ótima umidade nas raízes, principalmente durante o período de crescimento dos brotos. Uma dica é cultivá-la em esfagno, que é um musgo que ajuda na retenção da água, mas preste bastante atenção, pois você só deve regar outra vez quando a superfície do substrato estiver começando a ficar seco, ou seja, se regar demais, a raiz vai ficar encharcada e com isso vai ter muito risco de apodrecer.

Outra dica de ouro é reduzir bastante a frequência de rega e adubação da orquídea samurai durante o inverno. A floração desta orquídea acontece várias vezes ao ano, com frequência mais natural durante o verão e o outono. O cultivo básico da orquídea samurai é bem semelhante ao da orquídea vanda, que é outra espécie que já fizemos artigo aqui no Blog das Plantas, vale a pena ler também!

Tipos de orquídeas raras

Dicas para cultivar orquídea samurai

Cultivar orquídea em casa

Cultivar orquídea em casa ou em apartamento é bem mais simples do que a maioria pensa! Você só precisa ter alguns cuidados especiais, principalmente com o local de cultivo e a forma correta de adubar.

Para cultivar corretamente é fundamental uma adubação semanal, exceto no período mais frio que já citamos anteriormente. De acordo com os especialistas, o melhor adubo para cultivar orquídea samurai é o NPK 20-20-20!

Lembre-se de manter a orquídea em um local bem arejado e com boa iluminação do sol, mas entenda que a planta jamais deve ficar direto no sol, e muito menos em locais onde tenha ventos fortes.

Orquídea Samurai: Características

Se quiser continuar aprendendo sobre o cultivo das flores e plantas, vamos deixar abaixo um vídeo sobre este assunto, vale a pena assistir para deixar as suas flores cada vez mais bonitas e saudáveis!

Se tiver gostado deste artigo compartilhe com seus amigos e familiares apaixonados por flores! Continue lendo o Blog das Plantas para saber sobre os cuidados de várias espécies, por exemplo, cactos, rosa, tulipa e outras.