Orquídea! Como acabar com as doenças e pragas em orquídeas?

O que fazer para proteger a sua orquídea das doenças? Sabe quais são as principais pragas em orquídeas? Neste artigo o Blog da Plantas vai te mostrar quais são as principais doenças nas folhas das orquídeas, raízes e também vamos explicar todos os detalhes para você afastar a doença da sua planta.

Orquídeas: Doenças e pragas

Já falamos aqui no site como escolher os substratos para orquídeas, e também mostramos como regar orquídeas corretamente! Agora vamos explicar quais são os principais tipos de pragas e doenças das orquídeas. Leia atentamente cada dica, porque com pequenas mudanças você pode melhorar as condições e a forma como vai cultivar a planta, favorecendo o seu melhor desenvolvimento.

Pragas em orquídeas, quais cuidados tomar?

Exemplo de doença nas folhas das orquídeas!

Os fungos certamente são os maiores vilões das plantas, mas também precisamos falar sobre as lesmas, abelhas sem ferrões, pulgões, besouros e outras insetos. Para proteger a sua planta você pode adotar diversos recursos naturais. A gente sempre indica o uso de soluções naturais, visto que o uso de produtos químicos pode causar danos para a planta.

O primeiro passo é conseguir identificar qual é o tipo de praga que está atacando a sua orquídea. Cada praga e doença requer um tipo de tratamento diferente, confira quais são eles nos itens abaixo.

Pulgões e orquídeas

Apesar do pequeno tamanho, os insetos são as piores pragas para as plantas! Caso você não saiba, os insetos gostam das folhas mais novas das plantas, justamente porque ali é onde tem mais nutrientes para ele sugar.

Vespas e orquídeas

Outro inseto que pode causar doença nas plantas é a vespa! Ela deposita os seus ovos diretamente na raiz das plantas, e este inseto acaba se multiplicando rapidamente na mesma orquídea. Uma notícia ruim, é que neste caso a solução é retirar a parte afetada da orquídea e torcer para ela se recuperar.

Fungos e orquídeas

Como citamos no início do artigo, os fungos são os maiores vilões das plantas, podendo causar diversas doenças! Os principais sinais de doença causada por fungo é quando há manchas escuras nas folhas das orquídeas. Se a doença não for combatida, a mancha vai crescendo até destruir totalmente a planta. Novamente o ideal é cortar todas as partes afetadas.

Orquídeas: Caracóis

Os caracóis geralmente não causam nenhuma doença, mas eles se alimentam da planta, principalmente da raiz delas. Este tipo de problema é facilmente identificado quando você encontrar pequenos furos na planta. É importante observar que os caracóis também podem se alimentar das folhas da orquídea!

Orquídeas: Cochonilhas

Estamos falando de outra espécie que traz muita dor de cabeça para quem gostar de cultivar orquídeas! As cochonilhas têm uma reprodução incrivelmente rápida, podendo causar a morte da planta em poucos dias.

Elas geralmente se alimentam das raízes da planta e normalmente não é possível eliminar a espécie. A dica é replantar a orquídea para tentar visualizar melhor aonde as cochonilhas estão implantadas para conseguir eliminá-las.

Orquídeas: Gafanhotos

De acordo com os especialistas os gafanhotos não são considerados uma praga, mas eles podem sim afetar bastante o desenvolvimento das plantas e flores. Muita gente nem imagina, mas os gafanhotos costumam depositar os seus ovos no solo próximo às plantas, justamente porque eles gostam se alimentar delas, principalmente das orquídeas.

A boa notícia é que como o gafanhoto é bem grande, fica fácil identificar quando ele está na planta, e assim podemos retirá-lo imediatamente. Se quiser aprender ainda mais sobre as pragas em orquídeas, assista o vídeo a seguir!

Continue aproveitando as dicas do Blog das Plantas e saiba como cuidar melhor da sua orquídea. Já fizemos vários artigos que explicam detalhadamente como oferecer as condições ideias para a sua planta se desenvolver, vale muito a pena continuar a sua leitura.