Como regar orquídeas? Cuidados com orquídeas

Como regar a sua planta? Qual a quantidade de água que deve colocar? Orquídea precisa de muita água ou pouca? Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa para saber como regar orquídeas. Observe que são pequenos detalhes que vão fazer bastante diferença para o desenvolvimento da sua planta.

Como regar orquídeas?

Você já deve ter visto alguém regando uma planta até que ela fique derramando água de tão regada, mas será que este é o caminho certo para manter a orquídea bem hidratada? A resposta certa é não!

Um dos fatores que mais provoca a morte das plantas é justamente o excesso de água, você sabia disso? Quando a planta tem água demais, isso favorece o apodrecimento das raízes. Então, qual é a quantidade certa de água para regar a orquídea?

Leia também

Você deve compreender que a quantidade certa e o tempo ideal para regar novamente a planta depende de muitos fatores como por exemplo, o clima no local, os substratos que usou e do estado de desenvolvimento da planta.

Cuidados com orquídeas

Aprenda como regar orquídeas corretamente!

Substrato para orquídeas

Existem diversos tipos de substratos para orquídeas e cada tipo que você colocou tem características diferentes, principalmente quanto à filtragem da água. Portanto, existem substratos que vão filtrar a água rapidamente, enquanto outros vão demorar muito mais!

Então, mais importante que saber o tempo ideal para regar a orquídea, é saber quanto tempo que vai demorar para que a planta absorva a água, o que geralmente varia entre 4 ou 5 dias. Sendo assim, a orientação é que a orquídea seja regada apenas uma vez por semana.

Um macete interessante para saber se está no momento de regar a planta, é enfiando um palito de sorvete para observar a umidade. Se o palito estiver úmido ainda não é momento certo de regar a planta, se o palito estiver seco é sinal de que você deve regar a orquídea.

Quantidade de água para regar

Outra dúvida comum que já citamos aqui no artigo é sobre a quantidade de água. Agora você já sabe quando deve regar, mas como definir o volume de água que deve usar? A quantidade ideal de água para regar orquídea é muito simples! Você deve ir molhando lentamente até que água comece a escorrer nos vácuos do vaso.

Qual o melhor horário para regar orquídea?

Esse é um ponto importante, visto que muitas pessoas regam as plantas em horários extremamente incorretos! O ideal é regar as orquídeas pela manhã, pois assim elas vão ter o dia inteiro para secar corretamente. Quando a planta é regada durante a noite, a tendência é que ela demore mais a secar, favorecendo o ataque de bactérias e fungos.

E a gente não podia encerrar este artigo sem fazer um alerta gravíssimo! Várias pessoas acreditam que borrifar água nas folhas das plantas é o ideal para mantê-las mais hidratadas, mas isso é totalmente errado.

Regando corretamente as plantas, naturalmente já está oferecendo a condição ideal para que a planta esteja saudável. Quem acha que borrifar água nas folhas da orquídea favorece o seu desenvolvimento pode estar contribuindo justamente para o inverso, visto que ao aumentar a sua umidade você pode acabar matando a orquídea.

Quer entender melhor como regar orquídeas? Vamos deixar um vídeo de sugestão com ótimas dicas sobre o assunto!

Agora você já sabe como cuidar da sua orquídea, deixando-a sempre saudável. Se tiver gostado deste artigo do Blog das Plantas compartilhe nas suas redes sociais, porque essas dicas podem ajudar mais pessoas a cultivar melhor as flores e plantas.