Como cuidar de cactos em casa!

Você conhece alguém que gosta de cultivar cactos em casa? Tem vontade de aprender como cuidar de um cacto em casa? Neste artigo, o Blog das Plantas vai falar das vantagens de ter um cacto em casa, além de ensinar como regar cacto e outras dicas mais!

Cactos em casa

Se você é uma pessoa que está procurando uma planta fácil de cuidar, a resposta mais lógica de todas são os cactos. Muita gente não gosta deles porque possuem espinhos, mas isso serve como defesa contra as pragas, além é claro de ajudar na captação do orvalho. Isso serve como fonte alternativa de água, algo que é mais comum nas regiões bem áridas.

Sabemos que existem muitos tipos de cactos, mini cactos e tem até cacto com flores. Portanto, existem inúmeras opções para combinar com a sua decoração, se isso for o seu interesse principal é claro.

Mini cactos em casa

A maioria das pessoas gostam de cultivar mini cactos em casa, justamente porque eles cabem em praticamente qualquer lugar. Talvez você já tenha visto um cacto no banheiro, cozinha ou parapeito da janela da casa de alguém. E quando a pessoa tem um quintal ou uma área externa maior, ela pode até cultivar cactos maiores.

Como cuidar de cactos em casa?

Entenda porque vale a pena cultivar cactos em casa!

Vaso para cactos

É importante saber que ao plantar cactos nos vasos, eles precisam possuir um excelente sistema de drenagem. Caso contrário, se a água não escorrer corretamente, pode causar o apodrecimento da raiz da planta! Uma ótima dica é cobrir a terra do vaso com uma camada de pedrinhas, pois assim você ajuda a manter a umidade sem precisar molhar com muita frequência.

Outro cuidado importante é sempre retirar os musgos e/ou ervas daninhas do vaso onde o cacto está plantado. Se você quiser deixar o cacto cada vez mais forte, a orientação é adicionar mensalmente um adubo apropriado para cactos.

Vantagens de ter cactos em casa

Aqui no site tem um artigo completo com as principais vantagens de ter cacto em casa, vale a pena ler! Sem entrar em detalhes, as plantas são excelentes opções para deixar o ambiente mais alegre e o clima mais leve. Existem alguns estudos indicando que as pessoas que cultivam flores e plantas têm menos chances de ter problemas com depressão e ansiedade.

Como regar cactos?

Como falamos ao longo do artigo, os cactos precisam de pouco cuidado, e certamente regar o cacto será a menor das suas preocupações! O indicado é regar o cacto apenas uma vez na semana quando for uma época de calor, e uma vez a cada 15 dias quando estiver em época de dias mais frios.

Para deixar o seu cacto muito forte e bonito, você precisa deixá-lo em um local que fique exposto ao sol. Sendo assim, escolha aquele lugar da casa que tem incidência direta de luz solar em alguma hora do dia. Ao contrário de muitas flores como as orquídeas, por exemplo, o cacto pode passar muito tempo exposto ao sol sem risco de morrer.

Cactos com flores

Se você nunca viu uma flor de cacto, saiba que ela é linda e pode demorar um bom tempo para surgir, mas com toda certeza a espera é muito recompensada! Para finalizar, temos que informar que você não precisa ficar podando o cacto. Faça isso apenas quando notar que alguma parte ficou doente.

Continue acompanhando as dicas do nosso site. Convide mais apaixonados por flores e plantas para conhecer as nossas publicações!