Bromélia, tipos e cuidados. Veja como plantar bromélias!

Bromélia imperial, bromélia fireball, bromélia rosa, bromélia tillandsia, enfim! Existem vários tipos de bromélia, e este artigo do Blog das Plantas vai falar sobre esta linda flor. Saiba como plantar bromélias e como cuidar.

Como cultivar flores em casa?

Muita gente pensa que é impossível cultivar flores em casa, mas isso não é verdade! Além de ser uma forma de alegrar o ambiente, é uma excelente ferramenta contra a depressão. Vários estudos mostram que o contato com as flores e plantas, podem inclusive ajudar a aliviar o estresse.

Leia também

Como cuidar de bromélia?

Estamos falando de uma linda flor e que não oferece tanto trabalho para cultivar. Por isso, as bromélias são classificadas como plantas de boa adaptação em diversos ambientes. Como existem vários tipos de bromélia, você pode cultivar várias delas para deixar a sua casa ainda mais linda.

Como cultivar bromélia em casa?

Conheça alguns tipos de bromélia e saiba como cultivar esta planta!

Como plantar bromélia?

O indicado é ter um jardim para as flores, mas se você não tem uma área externa para cultivar flores e plantas, a sua única opção é plantar no vaso, o que não é um ponto negativo. A bromélia tem uma raiz que cresce bastante, ou seja, ela precisa de bastante água.

A nossa dica é sempre plantar bromélia em vasos pesados como os de barro por exemplo. Apesar de ser pesado, o vaso não deve ser grande demais, justamente para evitar excesso de umidade nas raízes que pode deixar as raízes podres.

Indiferente da bromélia estar plantada no vaso ou no jardim, você jamais deve deixar que a base das folhas fique em contato direto com o solo. Se isso acontece, certamente a sua planta vai adoecer e morrer.

Você já ouviu falar das bromélias aéreas? Este tipo de bromélia nunca deve ser plantado diretamente no solo, pois são plantas que sobrevivem presas à outras plantas, mais ou menos como são as orquídeas.

Bromélias: Temperatura e luminosidade

Estes dois fatores são cruciais para deixar a sua planta forte e bonita! A luminosidade vai depender da espécie. Algumas bromélias possuem folhas acinzentadas, prateadas, espinhentas e prateadas, que são tipos que gostam bastante do sol e devem ficar expostas por mais tempo.

As bromélias que possuem folhas macias e/ou verde escura não gostam tanto do sol, ou seja, elas devem ficar mais tempo na sombra em um local que tenha uma pequena quantidade de luz solar ao longo do dia. Entenda que todas as plantas precisam da luz solar! A diferença é que algumas precisam mais que as outras. O ideal é sempre optar pelos horários onde o sol é mais leve.

O controle da temperatura é um pouco mais simples! Como as bromélias são plantas tropicais, elas naturalmente se adaptam bem em cidades com temperaturas mais altas. Portanto, se você vive em regiões onde o clima é mais frio, o ideal é cultivar bromélia dentro de casa ou em espaços mais quente.

Como regar bromélias?

O maior erro no cultivo das flores e plantas é na hora de regar! Aqui no Blog das Plantas já explicamos como regar orquídeas e também como regar cactos, vale a pena ler para aprender ainda mais.

Na hora de regar a bromélia você precisa lembrar que ela é um tipo de planta tropical. Portanto, elas gostam de solos mais úmidos, mas nunca devem estar encharcados. O jeito certo de regar bromélia é molhando a área ao redor da base da planta.

Nos dias mais frios e úmidos você deve regar a bromélia uma ou duas vezes por semana. Nos dias mais quentes e secos, a orientação é regar três ou quatro vezes por semana. Lembre-se sempre de averiguar se a terra ainda está úmida, para evitar que ela fique encharcada depois de regar.

Se você mora em regiões onde a temperatura é superior à 30°C, você pode usar um borrifador para espirrar um pouco de água diretamente na folhagem. Faça isso sem exagero e apenas em dias bem quentes.

Solo para plantar bromélia

A parte do solo requer um pouco mais de atenção! A bromélia gosta de muito nutriente orgânico e precisa de um pH bem próximo do neutro. Então, você precisa adubar o solo bem antes de plantar a sua bromélia. Caso você opte por cultivar a bromélia no vaso, o indicado é usar substrato de terra.

O solo deve ser preparado com uma mistura de areia, terra, fibra de coco e húmus de minhoca. O fator mais importante é que o substrato seja bom em reter água, mantendo a umidade adequada que a planta precisa para se desenvolver.

Como podar bromélia?

Se você tinha dúvidas sobre a poda da bromélia, vamos acabar com isso de uma vez por todas! Você não precisa se preocupar com podar as bromélias, pois elas nãos precisam de poda. Isso é excelente para quem não tem muito tempo para estes cuidados tão refinados. A única orientação neste ponto é remover as folhas secas ou danificadas, justamente para deixar a planta mais livre e desenvolvendo melhor.

Pragas e doenças em bromélias

Combater as pragas e doenças é importante, mas você deve evitar a todo custo usar pesticidas químicos. As bromélias são bem resistentes naturalmente, ou seja, neste caso os venenos para as pragas podem fazer ser bem prejudicial para a planta!

Geralmente, as pragas mais comuns em bromélias são as lesmas e lagartas. Se observar bem, ambas podem ser facilmente removidas da planta sem precisar usar pesticidas, basta usar uma luva e retirar as pragas.

Para continuar aprendendo como cuidar de bromélia, assista este vídeo abaixo com dicas incríveis.

Obrigado por nos acompanhar até aqui! Encerramos mais um artigo e queremos te convidar para continuar lendo as nossas dicas. Temos vários artigos sobre rosas, tulipas, cactos e outras plantas. Compartilhe o nosso site com seu amigos e familiares apaixonados por plantas.