Como cultivar orquídeas com dicas simples!

Como não se encantar pela beleza das orquídeas? Aqui no Blog das Plantas já fizemos vários artigos falando sobre orquídeas, ensinando como você deve cultivar orquídeas em cada época do ano. Para te ajudar, reunimos algumas dicas incríveis para te mostrar como cuidar da sua planta!

A maior parte dos tipos de orquídeas do Brasil são epífitas, que são plantas que crescem presas às árvores. Apesar desta característica, a orquídea não rouba nenhum tipo de nutriente daquela árvore.

Leia também

Muitas pessoas costumam arrancar as orquídeas das árvores nas matas, ou seja, retirando a planta do seu habitat natural. Infelizmente, a maioria das flores acabam morrendo, por isso o indicado é comprar mudas de orquídeas nas floriculturas.

Como escolher vaso para orquídeas?

As melhores dicas para cultivar orquídeas!

Como irrigar as orquídeas?

A forma certa de regar a orquídea é por cima, sempre deixando a água escorrer completamente. Você pode regar 2 vezes por semana nos dias bem quentes, mas a forma correta é fazer o teste do palito enfiando-o na terra e se o mesmo estiver seco, isso indica que você deve regar a planta.

Entenda que você jamais deve deixar a terra encharcada demais, porque nesta condição a raiz pode apodrecer e a planta vai morrer. Então, nunca use aqueles pratinhos que ficam embaixo dos vasos, pois eles podem acumular água. Desde já aprenda essa dica importante, é muito mais fácil que a orquídea morra por excesso de água do que sem água!

Tipos de orquídeas

Não é qualquer tipo de orquídea que vai se desenvolver bem na sua região! Portanto, você deve sempre escolher as orquídeas certas para se adaptar à sua região. Aqui vamos deixar uma dica de ouro, como a orquídea só floresce uma ou duas vezes por ano, se você tiver várias espécies com ciclos de floração diferentes, você vai ter flores lindas em casa o ano todo!

Como escolher vaso para orquídeas

O vaso de orquídea ideal pode ser aquele de barro com furos laterais, ou o vaso de xaxim de palmeira. Quando for cultivar orquídeas, rosas, tulipas ou qualquer outro tipo de flor, a orientação é sempre escolher vasos feitos com produtos naturais, que são livres de todas as substâncias tóxicas ou químicas.

Luminosidade para as orquídeas

Caso você não saiba, as flores precisam de luz solar, sendo que algumas precisam ficar expostas diretamente ao sol e outras indiretamente. As orquídeas devem ficar em locais com boa luminosidade, e os melhores horários são até 9 da manhã e depois das 4 da tarde.

A luz solar é fundamental para o bom desenvolvimento da planta, e sem isso a orquídea jamais vai florescer. Se você for cultivar orquídeas nos troncos das árvores, fique atento para não deixá-la em um local com sombra demais.

Ventilação para a orquídea

Além de um local bem iluminado, a flor também precisa estar em um local bem arejado. Porém, fique bem atento para não deixar a orquídea em local onde bate vento muito forte. Isso é uma dica importante para as pessoas que querem cultivar orquídea em apartamento.

Adubo para orquídea

Aqui no Blog das Plantas tem um artigo completo sobre os tipos de adubo, que é muito importante ler também! As orquídeas precisam de adubação constante, podendo ser adubos químicos como o NPK 20-20-20 por exemplo.

Porém, os mais indicados são os orgânicos, podendo ser torta de neem, torta de mamona, farinha de osso e outros. Se optar por adubos líquidos foliares, a orientação é adicionar apenas algumas gotas na água, molhando sempre a parte inferior das folhas da sua orquídea.

Pragas e doenças em orquídeas

Quando as flores e plantas são cultivadas corretamente, dificilmente elas serão atacadas por doenças ou pragas! Porém, mesmo assim é bom se prevenir e proteger as orquídeas das cochonilhas, que sem dúvidas são as pragas mais recorrentes em orquídea!

Se a sua planta for atacada por essas pragas, não use produtos químicos industrializados, visto que eles podem ser prejudiciais para as plantas e também para as pessoas da residência.

Não jogue a flor fora

A maioria das pessoas acham que a orquídea morre depois de florescer, mas isso não é verdade! Elas ficam um tempo com um aspecto bem estranho, mas em alguns meses ela irá florescer novamente, basta que você cuide corretamente.

Gostou das dicas que podem deixar o seu ambiente ainda mais florido? Vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas dicas sobre orquídeas, vale a pena clicar e assistir!

Para continuar aprendendo sobre orquídeas, basta continuar lendo os vários artigos aqui do Blog das Plantas. Além das flores, também temos várias dicas sobre a forma correta de cultivar cactos e mini cactos.