6 benefícios de ter um cacto em casa! Cactos coloridos

Você já visitou alguém que tinha várias plantas e flores espalhadas pela casa? A maioria das pessoas fazem elogios nesta situação, porque realmente é muito bom estar um lugar cheio de plantas e flores!

Foi pensando nisso que fizemos este artigo do Blog das Plantas, onde vamos explicar os principais motivos para ter cactos ou mini cactos em casa e/ou apartamento! Veja como os cuidados com cactos são bem simples.

Leia também

Cactos precisam de pouca água

Se você é uma pessoa que gosta muito de flores e plantas, mas sempre se esquece de regar a planta corretamente, o cacto é uma excelente alternativa. Para quem viaja muito ou passa muito tempo fora de casa, optar pelos cactos pode ser a melhor opção para deixar a sua casa linda.

Aqui no site já explicamos porque os cactos não precisam de muita água! Se ainda não leu o artigo que fala tudo sobre os cactos, vale a pena essa leitura complementar. Então, se você gosta de flores e plantas, mas se enquadra em um dos grupos citados acima, basta escolher os cactos ou mini cactos que não precisam ser regados com muita frequência.

Tipos de cactos, mini cactos, cactos coloridos

Vamos te ensinar como cuidar de cactos em casa

Cactos podem ficar sempre no sol

Se a sua casa é naturalmente muito quente e o ambiente que pode cultivar a planta tem muita incidência de sol, novamente o cacto é a solução do problema! Nessas condições você dificilmente vai conseguir cultivar outras flores e plantas, mas no caso das suculentas a história é diferente.

Os cactos precisam de bastante luz solar direta, podendo suportar altas temperaturas. Lembre-se sempre que estamos falando de uma planta natural do deserto! Portanto, basta escolher os cactos ou mini cactos da sua preferência, e aproveitar cada cantinho do local onde mora.

Vários tipos de cactos

Desde já vamos te informar que são muitos tipos de cactos que existem! Você vai encontrar cactos de todos os tipos e tamanhos. São cactos redondos, pontiagudos, com espinhos grandes, com espinhos finos e etc.

Se você quiser, pode fazer uma coleção de mini cactos em casa! Você pode usar o mesmo tipo de vaso para cactos, e isso vai deixar a sua residência com um visual muito elegante e agradável. Se você gosta dos cactos grandes e tem espaço disponível, não pense duas vezes em cultivar os cactos de grande porte.

Cactos não precisam de poda

Outro grande benefício de cultivar cactos é que eles não precisam ser podados! Sendo assim, ele é excelente para as pessoas que tem pouco tempo disponível para cuidar de flores e plantas.

Cactos fazem bem para a saúde

Cactos, orquídeas, tulipas ou qualquer outro tipo de flor e planta, indiretamente podem fazer bem demais para a saúde! Aquela sensação de estar perto da natureza estimula a liberação dos hormônios do bem-estar, combatendo a liberação dos hormônios do estresse por exemplo.

Isso sem falar das cores que é algo natural em um ambiente com flores e plantas! Uma casa sem muita cor favorece a sensação de tristeza e desânimo. Então, é sempre bom ter flores e plantas em casa! Caso você não tenha muito tempo para cultivar plantas e flores que precisam de cuidados maiores, as melhores opções são os cactos ou mini cactos.

Cactos coloridos

Talvez você não saiba, mas existem cactos vermelhos, amarelos, laranjas e até cor de rosa! Os primeiros cactos desta espécie foram desenvolvidos em uma estufa no Japão, e por incrível que pareça, isso não aconteceu de forma intencional, ou seja, estes lindos cactos coloridos são considerados uma mutação.

Como cuidar de cactos coloridos?

Os cactos coloridos ficaram tão famosos que hoje em dia você o encontra em praticamente todas as floriculturas, e até mesmo em alguns supermercados. Porém, os cactos coloridos são mais sensíveis e precisam de mais cuidados, são eles:

Mesmo tomando todos estes cuidados, a vida dos cactos coloridos é muito menor!

Cacto com flor

Já falamos aqui no Blog das Plantas que os cactos podem dar flores, mas que a maioria dos cactos floridos vendidos por aí, são com flores falsas! As flores dos cactos são maravilhosas com cores vivas e tem formas diferenciadas.

Antes de se dedicar no cultivo do cacto visando ter um cacto com flor, é preciso analisar se a sua espécie de cacto floresce, pois não são todos os tipos de cactos que dão flores! Outra informação importante é sobre a época da floração de cada espécie, para que você possa colocar o adubo na época certa.

Durante o inverno você precisa regar os cactos ainda menos afastá-los dos locais mais frios! Entenda, que nem todo cacto vai florescer na primeira tentativa, visto que as plantas têm desenvolvimentos variados, podendo levar anos para ter a primeira flor.

Quer aprender ainda mais como cuidar de cactos? Vamos deixar abaixo um vídeo de sugestão que mostra cada detalhe para cultivar cactos corretamente, vale a pena assistir!

Os cactos são plantas incríveis que podem alegrar e embelezar o seu ambiente. Continue acessando os artigos aqui do site para prender mais sobre as flores e plantas!