Como cuidar de suculentas em casa

As plantas suculentas podem deixar o ambiente mais aconchegante! Cultivar suculentas em casa é uma ótima alternativa para quem gosta de plantas, mas não tem muito tempo disponível para cuidar! Neste artigo do Blog das Plantas, vamos passar todas as dicas para te ensinar como cuidar de suculentas em casa.

Suculentas – Luz solar

As suculentas assim como os cactos, são espécies que precisam de muita luz solar para ter um desenvolvimento saudável! Você não precisa deixar a plantinha exposta ao sol quente o dia todo, principalmente no verão, pois nessas condições elas podem ficar queimadas.

Leia também

Portanto, o ideal é que as suculentas fiquem ao ar livre, mas em um local onde a luz solar direta seja nos horários mais amenos! Uma dica importante é escolher um local fresco e iluminado, ou seja, luz solar durante a manhã e sombra à tarde.

Se você estiver cultivando suculentas em casa, o ideal é deixá-las em um lugar que vai ter bastante luz durante o dia. Sem dúvidas o melhor local é no peitoril da janela, que é um lugar com bastante luz e fresco ao mesmo tempo. Porém, tenha atenção, porque mesmo dentro de casa elas podem ficar queimadas de sol.

Como cuidar de suculentas em apartamento?

Dicas para cultivar suculentas em casa!

Suculentas – Solo

As suculentas não precisam de muita água, mas o solo precisa ficar na umidade correta! Para alcançar essa condição ideal, é necessário ter um solo com ótima drenagem, basta misturar algo leve e poroso no solo.

Dentre as várias opções você pode usar perlita, que é feita com vermiculita e fibras de coco. Outra excelente opção é usar aquelas pedrinhas pumes, que são ótimas para manter a boa umidade!

Entenda que o solo encharcado favorece o apodrecimento da raiz da suculenta, por isso sempre analise o solo como um todo, para identificar se precisa adicionar mais material orgânico no solo.

Suculentas – Regar

Não adianta você preparar o solo corretamente e regar errado! Aliás, molhar a suculenta demais é o fator que mais prejudica o desenvolvimento da plantinha. Por mais que as plantas precisem de água, para suculentas o excesso é terrível!

Sendo assim, o certo é molhar pouco? A resposta é não! O correto é regar só quando o solo já estiver com pouca umidade. Portanto, o importante é regar na frequência correta, aguardando o solo estar mais seco antes de regar novamente, Se o volume de água for muito, naturalmente vai demorar mais tempo para precisar regar outra vez.

Uma curiosidade que pouca gente sabe é que precisa regar menos a suculenta com folhas mais grossas, justamente por causa da sua capacidade maior de armazenamento! Você precisa regar a suculenta Pachyveria Royal Flush bem menos do que a suculenta Aeonium Zwartkop. Observe a diferença na grossura das folhas nesta imagem abaixo!

Fotos de suculentas

Veja como cuidar de suculentas!

Para saber como está a umidade do solo, basta fazer um teste bem simples! Usando um palitinho daqueles de picolé, basta enfiar no solo e observar até que ponto vai estar úmido, assim você pode evitar de regar cedo ou tarde demais.

Suculentas – Ampla variedade

Talvez você não saiba, mas as suculentas se propagam com bastante facilidade! Por isso, existem tantas espécies para quem está querendo aumentar o seu jardim, pois são vários formatos, cores e tamanhos.

Se quiser ter muitas suculentas em casa, basta tirar as folhas e plantar em um bom solo úmido. Exatamente isso pessoal, a maioria das suculentas se propagam com essa extrema facilidade!

Se você quiser aprender ainda mais sobre a forma correta de propagar as suas suculentas, confira se tem todos os suprimentos necessários nesta lista abaixo:

Continue aprendendo com as dicas do Blog das Plantas, pois assim você vai saber como cuidar de orquídeas, violetas, rosas e muitas outras flores maravilhosas! Se quiser continuar nos aprendizados sobre as plantas que precisam de poucos cuidados, temos muitos artigos falando dos vários tipos de cactos.