Flor de girassol, como plantar girassol?

A flor de girassol deixou de ser apenas uma linda flor para se tornar marcante na decoração de várias residências! Neste artigo do Blog das Plantas vamos falar sobre a história do girassol nas artes, sobre a origem do girassol e quais são as formas de consumir girassol.

O girassol sem dúvidas foi inspiração para o mundo da arte! Por 2 anos, o holandês Vincent Van Gogh ficou hospedado nos campos franceses de girassóis, onde o resultado visível foi notado em uma série de obras de arte em que o amarelo das flores foi representado.

No ano de 1987, um milionário japonês comprou um jarro com 15 girassóis pela “bagatela” de aproximadamente 35 milhões de dólares. Por estes e outros exemplos, é que o girassol está presente em várias pinturas, filmes, músicas, filmes e até nos desfiles de moda.

Como cuidar de girassol corretamente?

Tudo sobre o girassol e os seus benefícios!

Girassol: Origem

Uma flor famosa por acompanhar o ciclo do sol, o girassol teve origem nos Estados Unidos e atualmente é cultivado em praticamente todos os países, visando a extração do óleo de girassol.

As sementes de girassol são produzidas depois da floração, justamente no lugar do miolo da flor. O girassol é extremamente apreciado pelos pássaros, sendo uma ótima opção para deixar o ambiente mais agradável e próximo da natureza!

Talvez você não saiba, mas os pássaros consomem a semente de girassol, e também são responsáveis pela disseminação da mesma. Ao carregar as sementes, algumas caem pelo trajeto e por isso é comum ver um girassol nascendo em um local totalmente inesperado.

Girassol: Formas de consumo

Pouca gente costuma comer semente de girassol, mas ela é uma opção extremamente rica em nutrientes essenciais:

Além de todos estes nutrientes importantes para nosso organismo, a semente de girassol também é fonte de frutose, que é um açúcar natural bem menos calórico do que aquele extraído da cana. Para completar todos estes benefícios, as folhas de girassol têm nutrientes com ação expectorante, sendo usadas com bastante frequência em tratamentos de doenças pulmonares.

Óleo de girassol

A extração do óleo de girassol acontece a partir da semente da planta! Ele é usado como uma forma mais saudável para a culinária, principalmente para fritar os alimentos.

Poucas pessoas imaginam, mas o óleo de girassol também é muito utilizado em produtos cosméticos. Como é um óleo rico em Vitamina E, ele é muito benéfico para o fortalecimento e proteção da pele.

Como cultivar girassol?

Como estamos falando de uma planta anual, o ciclo de vida do girassol não passa de 12 meses. O girassol pode ser cultivado em vasos ou em canteiros, onde você deve colocar bastante composto orgânico e manter o girassol em um local ensolarado.

Como regar girassol?

Essa sem dúvidas é uma pergunta muito comum e a resposta é simples! Você deve manter a terra úmida, mas nunca encharcada ou seca demais. Se você cuidar do girassol corretamente, em alguns meses vai brotar folhas e logo em seguida os botões. Lembre-se que as flores podem ter o miolo amarelo, preto ou marrom, dependendo do tipo do girassol.

Girassol: Características

Se quiser ainda mais dicas sobre a forma correta de cultivar girassol, indicamos que assista este vídeo abaixo para aprender ainda mais como cuidar de girassol.

Já esteve em uma plantação de girassol? Caso não tenha ido, você não tem ideia do quão lindo é! Se tiver essa oportunidade vá, porque certamente não vai se arrepender. Compartilhe este artigo com outras pessoas que gostam de flores e plantas, e nos ajude a deixar o mundo mais florido.