Como cultivar tulipas em casa!

Acho que é muito difícil encontrar algum apaixonado por plantas, mas que não gosta de tulipas! Sabendo que muitas pessoas querem aprender, fizemos este artigo completo que vai ensinar como cultivar a linda flor de tulipa.

Como cultivar tulipas?

Observe bem, assim que o inverno chega, os supermercados e as floriculturas ficam lotados de tulipas para vender. De acordo com vários especialistas, as tulipas são consideradas a flores mais lindas do mundo, juntamente com as orquídeas! Sendo assim, caso você tenha ganhado uma tulipa de presente, tenha certeza que alguém pensou que estava escolhendo uma flor maravilhosa.

Leia também

As tulipas são flores de origem europeias, ou seja, típicas do frio. Portanto, as que são comercializadas no Brasil, são cultivadas em estufas climatizadas, transportadas em caminhões refrigerados, porque nem o clima do nosso inverno ainda é bem agradável para elas.

Sabendo de todos estes detalhes, é importante compreender que mesmo tomando todos os cuidados abaixo, talvez a sua planta não venha a brotar novamente.

Como cuidar da tulipa no vaso com flor?

Primeiro você deve manter a terra sempre úmida, mas nunca deve ficar encharcada. Sempre falamos que o excesso de água só serve para atrair fungos e bactérias, ou seja, condições que vão acabar com a saúde da sua planta! O próximo passo é deixar o vaso dentro de casa, preferencialmente em um local muito bem arejado.

Flor de tulipa nasce novamente?

Dicas para cuidar de tulipas em casa

Como cuidar da tulipa quando a flor morrer?

Nesta fase pós floração, a planta pode perder todas as folhas ou não. Entretanto, mesmo que ainda tenha folhagem, o indicado é cortar e desenterrar a planta. Ao fazer isso, você vai ter acesso ao bulbo, que deve ser lavado em água corrente para tirar a terra.

Feito isso, basta deixar o bulbo secar bem, enrolar em um papel-toalha e guardar na gaveta de legumes da geladeira. Deixe-o por lá até a chegada do próximo outono, que é quando você deve plantar novamente em um vaso com terra, areia e composto orgânico.

De acordo com as orientações, você deve cobrir o bulbo com 5 cm dessa mistura, deixar o vaso no sol e regar para manter sempre úmido. Como citamos anteriormente, caso você tenha sorte, o bulbo irá brotar e você terá a planta com folhas, mas infelizmente não surgirão flores.

Espero que tenham gostado das dicas. Neste vídeo abaixo você pode aprender ainda mais dicas para cultivar as tulipas, vale muito a penas conferir!

Aqui no Blog das Plantas temos artigos falando de outras espécies lindas! Além das tulipas, temos postagens sobre rosas, orquídeas e muito mais. Convide outros apaixonados por flores e plantas, volte sempre ao site porque tem muita coisa interessante só esperando a sua visita.